Procon-RJ autua bancos em Realengo e Santa Cruz

O Procon Estadual do Rio de Janeiro, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realizou operação de fiscalização nas agências da Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú, nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/11), em Santa Cruz e Realengo.

Em 2020, o Procon-RJ recebeu mais de 110 denúncias de agências bancárias, sendo 72% delas sobre o tempo excessivo de espera em filas. A legislação no município limita o tempo máximo para atendimento. Porém no Santander Santa Cruz, o tempo estava superior ao permitido por lei.

Outro problema grave encontrado pelos fiscais foi a ausência de algumas medidas para manter o distanciamento social entre os clientes, a fim de evitar a aglomeração e contaminação pela covid-19. Na Caixa Econômica de Realengo não existia marcação no chão, facilitando que as pessoas fiquem muito próximas umas das outras nas filas.

Os agentes também constataram terminais de senhas inoperantes, ausência de caixa adaptado para cadeirantes, número insuficiente de assentos preferenciais, ausência de cartaz com informações sobre o tempo de fila e não autenticação eletrônica de pagamento no próprio boleto. Além disso, ausência de cartaz com telefone do Bacen, inexistência de guarda volume antes da porta-giratória e falta de informação sobre o não recebimento de contas de consumo foram identificados em algumas agencias.

Locais fiscalizados:
Avenida Santa Cruz, 1320, Realengo, Caixa Econômica Federal; Avenida Santa Cruz, 1215, Realengo, Itau; Rua Felipe Cardoso, 226 – Santa Cruz, Santander; Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz, Caixa Econômica.

 

 

Postado em _Destaque, Cidade