Procon Estadual autua padarias em Campo Grande e Bangu

O Procon Estadual realizou nova etapa da Operação Pão na Chapa nesta quarta-feira (04/04). Os fiscais vistoriaram e autuaram 5 padarias em Campo Grande.

A Operação Pão na Chapa interditou a saída de gás da Padaria Oiticica, localizada na Rua Ponto Novo, 16, em Campo Grande. Lá, os fiscais encontraram quatro botijões em uso e dois em estoque. Além disso, estavam sendo armazenados no estabelecimento 5kg e 400g de peito de peru e 2kg e 500g de brilho de laranja vencidos. A janela da área de manipulação e preparo de alimentos estava sem tela e o piso com fissuras. A padaria também não possuía o Livro de Reclamações nem o alvará de funcionamento ou os certificados do Corpo de Bombeiros, de dedetização e de potabilidade da água.
Na Padaria Princesinha (Estrada do Pré, 1989) encontraram sem especificação de validade: 1kg e 100g presunto, 1kg de muçarela, 300g linguiça, 1kg e 600g de maionese; com problemas estruturais: chão com fissuras e azulejos quebrados, maçaneta da geladeira quebrada, prateleiras com ferrugens e lixeira com pedaleira quebrada. Não foram apresentados os certificados do Corpo de Bombeiros, de potabilidade da água nem alvará de funcionamento.

Na Padaria e Lanchonete Chicão (Estrada da Cachamorra, 275): Vencidos: 9kg de linguiça calabresa, 5kg de mistura para pão de ló, 9kg de queijo muçarela, 500g de pé de moleque. Problemas estruturais: ralos não sifonados e lixeira sem acionamento por pedal e sem tampa. Ausência dos certificados de dedetização e de potabilidade da água e do Livro de Reclamações.

Na Padaria Aurélio (Estrada do Iaraquã, 615 ): Problemas estruturais: necessidade de tela nas janelas e no ralo que estava sem proteção na área de preparo da cozinha, lixeiras sem acionamento por pedal e sem tampa. Produtos sem especificação de validade: 1kg e 700g de massa para salgado. Vencidos: 2 litros de leite, 900g de iogurte de morando. Não foram apresentados os certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.
Na Pão.com (Estrada do Monteiro, 643): Problemas estruturais: ralos não sifonados e sem tela de proteção, pisos e azulejos quebrados na área de preparo da cozinha.

Dois dias após outras 4 padarias também foram autuadas na região de Bangu:

Padaria Giral na Rua Abaeté, 435 – Bangu, com problemas estruturais: janela sem tela de proteção, lixeira sem pedal, piso rugoso e azulejo quebrado na cozinha, área de preparo e utensílios da cozinha em má condição de higiene e conservação, produtos estocados diretamente sobre o chão. Sem especificação de validade: 3 litros de leite, 1kg e 200g de linguiça calabresa, 700g de abacaxi. Presença de nove botijões de gás na área de preparo, sendo dois em uso, mesmo sem autorização do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do certificado de potabilidade da água; Pães de Sabores na Rua Rio da Prata, 245 – Bangu, com ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Problemas estruturais: piso quebrado, ausência de tela de proteção nas janelas da cozinha, paredes com infiltração; lanchonete Seves (Rua Rio da Prata, 544 – Bangu: com problemas estruturais: na cozinha o piso estava quebrado, a fiação exposta, a azulejo quebrado; na câmara de resfriados o portal de madeira estava com mofo, a porta com mofo e pontos de ferrugem, os azulejos quebrados, a fiação exposta e prateleiras de madeira com deterioração; área de preparo e utensílios da cozinha em más condições de higiene e conservação. Mesmo sem certificado do Corpo de Bombeiros, havia 14 botijões, sendo sete engatados. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização e a Padaria Francesinha de Padre Miguel na Estrada do Realengo, 462 – Padre Miguel com problemas estruturais: piso quebrado na área de manipulação, geladeira com borracha solta na porta e pontos de ferrugem na parte interna, área de preparo da padaria e seus utensílios em más condições de higiene e conservação. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água.

Postado em Meio Ambiente