Bangu: Jardim Progresso resgata futebol de várzea

Sendo o futebol uma paixão nacional, nada melhor do que resgatar a tradição de praticar o esporte nas áreas de várzea. É com este propósito que a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), em parceria com a Ambev, desenvolveu e mantém o Projeto Viva Campinho que, nesta segunda-feira (05/03), entregou mais um espaço reformado para a população. A inauguração foi no Jardim Progresso, em Bangu.

– O projeto busca dar melhor infraestrutura aos campinhos de futebol. Fomentar a criação de espaços adequados para a atividade física é valorizar ainda mais um esporte tão popular como o futebol, e ainda promove a prática de hábitos saudáveis. Quem sabe se num campo desses não nasce um craque? Com o esporte, os nossos jovens ficam longe da violência e da criminalidade – argumenta o secretário da Seelje, o banguense Thiago Pampolha.

O Viva Campinho foi lançado oficialmente há três anos, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e a Cultura. Neste período, 18 campos de futebol já foram reformados e outros oito serão inaugurados até o fim deste ano. O objetivo é implantar infraestruturas em áreas carentes para a prática esportiva. A reforma consiste na instalação de pisos, implantação de sistema de drenagem, colocação da grama sintética e alambrado.

O  projeto – visto como forma de fomentar e expandir as políticas públicas esportivas por meio de parceria entre o setor público e privado – agradou a comunidade de Bangu. Segundo o presidente da associação de moradores de Jardim Progresso, Anderson de Almeida, o campo do Cabo Chico estava abandonado há quatro anos, causando apenas lesão na garotada.

– Esse campo sempre foi uma prioridade, pois as crianças não têm outra área de lazer. E como estava abandonado, muitos jovens se machucavam quando iam jogar bola. Mas graças ao projeto conseguimos essa reforma. Com certeza ela irá melhorar a qualidade de vida da comunidade, que poderá contar agora com um espaço digno – comemora Almeida.

Locais já beneficiados pelo projeto: Bangu, Senador Camará (Taquaral), Guadalupe, Avelar, Padre Miguel, Campo São Geraldo, Campo Fumacê.

Estão em execução: Magalhães Bastos, Campo Grande, Campo Cantão, Travessa Braga, Campo do Greu, Jardim Leticia e Paciência.

Postado em _Slider, Amadores