Bangu recebeu o secretário de Ciência e Tecnologia Leonardo Rodrigues

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, assinalou, na manhã de ontem (18), a abertura oficial do ano letivo dos cursos de Formação Inicial e Continuada da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Para além de cumprir o desejo de receber docentes e alunos, o evento oportunizou uma visita guiada às instalações da unidade de Bangu, localizada na Zona Oeste do Rio.
Leonardo Rodrigues começou por dar as boas-vindas aos presentes, reafirmando o comprometimento do governo do Estado em fazer com que Faetec volte a ser uma grande instituição de ensino.

– É um orgulho estar à frente dessa secretaria e assistir hoje a este ponta pé inicial do ano letivo. Estamos com muita disposição, criatividade, força de vontade e comprometimento para fazer com que a Faetec volte a dar bons resultados. Iremos colocar essa instituição no lugar de destaque que ela merece no cenário nacional – garante Rodrigues.

O secretário estava acompanhado do presidente da Fundação, Fernando Marinho; do vice-presidente administrativo, Gilson Rodrigues; do vice-presidente educacional, Rogerio Pires; e do subsecretário de Políticas Públicas e Ensino Tecnológico, Rômulo Massacesi.

– Quero lembrar a todos que nós nascemos sem nada, e a única coisa que a gente leva quando se vai é o conhecimento acumulado ao longo da vida. É com muito prazer que faço parte dessa missão. E agradeço a todos, funcionários, alunos e equipe da secretaria, por tornar essa missão em realidade – sublinha o presidente da Faetec, Fernando Marinho.

O vice-presidente educacional da Faetec, Rogerio Pires, também agradeceu o excelente trabalho desenvolvido pela pasta para que a Fundação retornasse as suas atividades. “É um prazer muito grande participar da abertura do ano letivo dos cursos profissionalizante da Faetec. Apesar de todas as dificuldades, gostaria de ressaltar todo o apoio da secretária para que consigamos manter os cursos e a qualidade da Rede em formar e capacitar seus alunos” agradece.

No evento, também se fizeram presentes o representante do Comando Militar do Leste, general, Sérgio Jose Pereira; e o Diretor do Criaad, Henrique de Oliveira – instituições parceiras da escola na qualificação profissional de militares e jovens atendidos pelo degase. A ex-estudante Gabriele Soares – que conquistou uma bolsa de estudo no Le Cordon Bleu – também prestigiou a abertura do ano letivo.

A cerimônia ainda contou com a apresentação da Banda de Musica da Faetec Marechal Hermes e dos serviços de garçom prestados pelos alunos da Escola Favo de Mel. O esforço de todos os profissionais da Fundação que trabalharam para dar início ao ano letivo foi destacado pelo subsecretário Rômulo Massacesi.

– Quero parabenizar a apresentação da banda. É uma felicidade saber que esses alunos foram formados pelo ensino público tecnológico do estado do Rio de Janeiro. Quero agradecer também a equipe de manutenção e infraestrutura da Faetec que providenciou todos os reparos necessários para que nós pudéssemos começar o exercício do curso profissionalizante com o mínimo possível de dificuldade – ressalta Massacesi.

E completa “Não foi fácil iniciar as atividades com a capacidade plena da Faetec no sentido educacional. Passamos por muitas dificuldades para que conseguíssemos efetivamente materializar isso. Por isso, é uma honra testemunhar este momento. A nossa ambição é transformar o estado do Rio de Janeiro em excelência na educação tecnológica, e nós vamos conseguir”.

Por dentro da Faetec Bangu

Na visita guiada, conduzida pela gestora Helena Tavares, foi possível conhecer de perto o funcionamento dos cursos que são oferecidos na unidade nas áreas de Gastronomia, Gestão e Negócio, Idiomas e Informática. A escola possui capacidade para atender mais de 500 alunos.

O secretário conversou com alguns dos estudantes das 16 turmas em andamento, enquanto percorria as oito salas de aulas e os cinco laboratórios da unidade: Gastronomia, Informática, Camareira em Meio de Hospedagem, Montagem e Manutenção de Computadores, Restaurante e Bartender.

Durante a recepção aos estudantes, Leonardo Rodrigues compartilhou ainda um pouco sobre os projetos da secretaria para a Faetec e o apoio que tem recebido do governo Witzel. “A nossa intenção é trazer novos cursos e dar possibilidade para que alunos se atualizem e acompanhem a tecnologia e inovação oferecida pelo mercado. Mas nada disso seria possível se não fosse o empenho do nosso governador” concluiu.