Potencial Turístico da Zona Oeste desafia especialistas regionais

A Serra do Mendanha abriga um vulcão extinto

 

As faculdades de turismo existentes na região tem a oportunidade de discutir o desenvolvimento do setor.

O potencial turístico da Zona Oeste pode ser medido pela capacidade de lembrar o passado e viver o presente em grande estilo, misturando ciência e história.

A Fazenda dos Viegas, em Senador Camará, nos remete ao tempo da escravidão e nos dá a oportunidade de indagar sobre a gastronomia da senzala. Existem outras em Santa Cruz.

A ponte dos Jesuítas nos conta um pouco da história dos padres de outrora.  Remanescente das raras obras de proveito coletivo do Brasil Colônia, a Ponte do Guandu, hoje mais conhecida como “Ponte dos Jesuítas”, foi construída em 1752 e está situada na Estrada do Curtume, ao lado da “Ponte Lindolfo Color”.

Esta obra dos padres jesuítas foi executada em cantaria e alvenaria constituída da cal de ostreiras e areia fina. Originalmente em cantaria, as oito colunas retangulares compõem os guarda-corpos da ponte, com seus capitéis e remates em forma de pinha. O piso deste belo monumento é calçado com sólidas lajes de variadas proporções. Sua base apresenta uma estrutura de arcos de raios desiguais revestidos internamente com pedra. Há também um pequeno bloco em mármore lioz com inscrições em latim alusivo a inauguração da ponte, incrustado no frontão de granito localizado em um dos guarda-corpos.

 

O hangar do Zeppelin em Santa Cruz, data dos anos 30 quando o

 Brasil era um dos destinos principais da empresa Luftshiffbau Zeppelin GmbH, que implantou uma linha regular de passageiros com os dirigíveis Graff Zeppelin e Hindemburg, ligando Friedrichshaffen, na Alemanha, até o Rio de Janeiro.

 

 

A Serra do Mendanha em Campo grande guarda um vulcão adormecido:
 “Em 1980, os geólogos Victor de Carvalho Klein e o campograndense André Calixto Vieira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, propuseram um outro ponto de erupção vulcânica, agora na Serra de Madureira, nos limites entre os municípios de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, e que virou atração turística para aventureiros esportivos radicais. Esse ponto de erupção, que se denominou "Vulcão de Nova Iguaçu", foi amplamente divulgado pela mídia.
 

Esta etapa fecha o ensaio que construímos para provocar o debate sobre a urbanização dos pontos turísticos da Zona Oeste. Esperamos ter motivado nossos leitores a nos mandar opiniões sobre o tema. A iniciativa já surtiu efeito no legislativo municipal e com a participação popular promete bons resultados.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

 

Postado em Turismo