Pontal de Sernambetiba: um mirante que compensa qualquer esforço!

Por Luciano Tadeu:

Localizada no posto do 12 do Recreio, a Pedra do Pontal de Sernambetiba, ou simplesmente, Pontal, na verdade, é uma pequena Ilha, ligada ao continente por uma delgada faixa de areia, que fica encoberta em períodos de maré alta. A Pedra, localizada entre as praias do Recreio e Macumba, serve aos visitantes como um dos mirantes mais bonitos da Cidade, com a vantagem de ser uma trilha rápida, porém, com certo grau de dificuldade.
​Ao longos dos anos, as fotos produzidas na Pedra do Pontal correm as redes sociais, mostrando uma beleza única do lugar! Já no caminho, se observa uma mistura mágica entre a paisagem natural e a urbanização, típicas das Regiões da Barra e Recreio. Um dos fatos mais marcantes, que muito salta aos olhos, é que o processo de urbanização dá novos tons à paisagem, a cada visita!
​A subida até o topo, se inicia no posto 12. Para se chegar aos pés da rocha, o único acesso é pela faixa de areia. A trilha dura cerca de 30 a 50 minutos, mas pode chegar a durar um pouco mais, de acordo com o alto fluxo de pessoas, o que é comum acontecer em dias de feriado de sol intenso. O caminho é bem acidentado, por isso, é muito importante está atento para evitar quedas e torções, além disso, o solo é escorregadio e vale a pena o uso de um calçado antiderrapente. É de suma importância observar que: o local guarda uma particularidade entre a maioria das trilhas cariocas: o início da trilha se dá pela faixa de areia e quase toda a trilha não conta conta com árvores frondosas, por isso o visitante fica exposto quase todo tempo ao sol. Então lembre-se: jamais esqueça do filtro solar!


​A últma parte da subida é feita por meio de escalaminhada (caminhada com auxílio de cordas). Trata-se de um trecho bem curto, que não chega a dois minutos, mas requer maior atenção. É nesse ponto que muitos desistem do desafio. Em geral, uma corda já fica afixada no local, mas antes de usa-la, confira o estado geral do equipamento para ter certeza que não causará nenhuma acidente.


​Com um pouco de ousadia, chega-se ao topo da pedra do pontal! De lá, se tem uma linda visão em 360 graus. É o momento que se tem a certeza que todo o esforço para a subida, valeu muito a pena! É hora de fazer lindas fotos e guardar na memória a conquista de um dos mirantes mais bonitos da cidade mais bonita do Mundo!

Dados técnicos do local:

Extensão: 520 metros
Altura máxima: 127 metros
Grau de dificuldade: Trilha leve, com trecho feito por escalaminhada
Horário de visitação: Não há restrição de horário
Valor do ingresso: gratuito

Postado em _Slider, Turismo