Bairro Imperial Santa Cruz promove evento do Bicentenário da Independência nesse sábado (16)

Reconhecido como bairro imperial este ano, Santa Cruz sediará evento do Bicentenário da Independência no sábado (16/07), das 12h às 22h. Por meio da Prefeitura, a Riotur apoia a comemoração com o compromisso de divulgar a história do bairro.

A programação inclui apresentações artísticas, como encenação de “O casamento de Abena”, do grupo “As Mariamas”; número de dança árabe e de maracatu, com o Movimento Baque Mulher, e show do sambista Weber Werneck. A comemoração acontece em frente ao quartel do exército Batalhão Escola de Engenharia Villagran Cabrita.

O título de bairro imperial recupera a memória da importância histórica da região. Hoje, por exemplo, o batalhão próximo ao evento ocupa um espaço que foi frequentado pela corte portuguesa no século XIX: era a Fazenda dos Jesuítas de Santa Cruz, primeira casa de veraneio da família real.

Outro patrimônio do Brasil Império localizado no bairro é o Complexo Arquitetônico da Escola Mixta Dom João, fundado por D. Pedro II em 1885. A escola foi uma das primeiras a aceitar mulheres e filhos libertos de escravizados como estudantes.

São construções como essas que levaram o local a ser legitimado como o segundo bairro imperial do Rio e revelam o potencial turístico dele. Por isso, Santa Cruz é um dos cenários para as comemorações do Bicentenário da Independência.

 

– É a primeira ação cultural no bairro imperial de Santa Cruz que referencia este importante passado e relembra sua história para o público – afirmou Bruno Mattos, presidente da Riotur.

Postado em _Slider, Turismo