Victor Paes Leme: Zona Oeste se prepara para alimentar e enfeitar à Cidade

A produção rural da Zona Oeste da cidade do Rio de janeiro passa por um momento ímpar, quando o empresário Victor Paes Leme e o vereador Zico, sem combinarem, tomaram iniciativas paralelas que promovem o desenvolvimento da produção rural no Rio da Prata, Mendanha, Guaratiba, Bangu e Santa Cruz.

Victor Paes Leme, 34 anos, é advogado com MBA em Direito Agrário e Meio Ambiente, capacitação que buscou para dar suporte ao seu mandato de presidente da Associação Rural Guaratiba, entidade que agrega dezenas de produtores rurais e se prepara para atrair outros tantos.

“Nosso desafio é estancar o êxodo dos produtores através da criação de políticas públicas, estudo das nossas demandas, direitos, deveres e oportunidades. Estamos em contato permanente com as secretarias de meio ambiente, de governo, e da Coordenadoria de Agricultura da prefeitura que estão nos ajudando na regularização das nossas empresas e no aperfeiçoamento dos nossos métodos de produção”, explicou Victor;

o vereador Zico estreitou seu relacionamento com os secretários de Meio Ambiente, Educação e Planejamento Urbano visando debater os principais problemas que impedem a região de se consolidar como Polo Produtor de Alimentos da Cidade – regularização dos títulos de propriedade, reclassificação dos impostos inerentes ao setor e comercialização -.

“Com o apoio do prefeito, vamos olhar mais para o setor agrícola. Não vamos criar uma secretaria de agricultura, mas com a Coordenadoria de Agricultura, teremos técnicos permanentemente olhando e priorizando as demandas do setor na Zona Oeste, comemorou o vereador, que concluiu:  “o município tem quase 650 mil crianças para alimentar, 1.600 escolas para botar comida na mesa, essa é a grande oportunidade que temos de consolidar a produção rural da Zona Oeste”.

As referidas ações já deram frutos e culminaram na criação do Mercado do Produtor que já foi licitado e será inaugurado na Ilha de Guaratiba ainda nesse semestre, numa área de aproximadamente 10mil m2, com 40 boxes, e na criação da Coordenadoria de Agricultura, gerida pelo engenheiro-agrônomo campograndense Fábio  Gomes Soares.

O Coordenador de Agricultura do Município engenheiro agrônomo Fábio Gomes (dir.) vem solicitando ao secretário a entrada de máquinas no trecho do Caminho do Jenipapo, do produtor Adnei (esq.), onde a máquina está há dois dias e tem sido de grande importância para as muitas lavouras na região da Serrinha, no Mendanha, de onde escoam frutas, legumes e verdura para toda a cidade.

Plantas tropicais ornamentais, palmeiras de leque e hortifrutigranjeiro, além do mel vermelho, específico dos manguezais da região, dão a ideia do muito a ser oferecido no mercado, que já tem  a região como grande fornecedora de plantas ornamentais para o Brasil e o exterior. Aparece ainda na cadeia produtiva do setor os produtores de adubos e transportadores, com presenças em Bangu e Campo Grande.

 

 

 

 

Postado em _Slider, Economia, Noticias