Vem aí a Bandeira de Sepetiba

Em breve Sepetiba poderá honrar a sua Bandeira.
Nas cores vermelha, Branca e verde, ela tem altura de 0,90 cm e largura de 1,28 cm. O vermelho representa a luta do povo contra a tomada de suas terras pelos grileiros; o Verde os sapezais, que originaram o nome do bairro; as cinco Torres (categoria da Cidade), refere-se ao Rio de Janeiro; o Sapê, outrora abundante na Região, era chamado pelos índios Tamoios de Sepetuva e originou o nome do Bairro de Sepetiba. O cocar e as flechas representam os índios Tamoios, os primeiros habitantes da Região; os dois Golfinhos, apesar de mamíferos, representam o peixes e indicam que o bairro de Sepetiba está localizado em uma Cidade marítima; a Cruz representa os Jesuítas donos do imenso latifúndio na Região, assinalado por uma grande Cruz de madeira: a Santa Cruz. O navio a vapor representa o transporte na época do Império feito pela Baía de Sepetiba através do Cais Imperial de Sepetiba, próximo a Ilha do marinheiro. 1567 foi o começo da ocupação da Região pelos índios Tamoios, após a derrota pelos portugueses; 1813 foi o ano em que Dom João VI baixou Decreto Lei reconhecendo Sepetiba como povoado e demarcando sua área, doando as terras aos pescadores e lavradores da Região.
A composição da BANDEIRA contendo o Brazão de Sepetiba é de autoria de Alcebíades Francisco Rosa.
O autor da lei que cria, reconhece e oficializa a Bandeira como símbolo representativo e designativo do bairro de Sepetiba é o vereador Willian Coelho que justifica dizendo: o Bairro é uma referência histórico-cultural do Brasil, contam os livros históricos, inclusive o de autoria do ilustre Professor Alcebíades Francisco Rosa, “A história de Septiba”, publicado pela imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em 1995, que cita o dia 5 de julho de 1567, quando os índios Tamoios chegaram à Zona Oeste do Rio de Janeiro, inclusive no Bairro de Septiba, fugidos dos Portugueses devido ao apoio dado à invasão Francesa que fracassara.
Após sua aprovação a Lei determinará que todos os prospectos e publicações editados com a finalidade de divulgar os principais eventos e acontecimentos turísticos e comemorativos da cidade, e que contenham menção ao bairro de Sepetiba, deverão citar e divulgar a bandeira de Sepetiba.

 

Postado em _Destaque, Cultura