Prefeito visita Centro de Controle de Zoonoses em Santa Cruz e anuncia construção de hospital para animais

Sem afirmar claramente que seria na Zona Oeste, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta quarta-feira (06/10) a construção de um hospital para animais no ano que vem. As referências que fez à Fazenda Modelo, em Guaratiba, e ao próprio Centro de Zoonoses, em Santa Cruz, sugere que estes podem ser o local escolhido. Em visita ao Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, ele destacou que sua administração tem por prioridade o cuidado com os animais.

– É muito importante estar, aqui, no Centro de Zoonoses da Prefeitura porque o excesso de animais abandonados nas ruas é um problema que a cidade tem enfrentado. E já está no orçamento do ano que vem a construção de um hospital para animais – afirmou o prefeito, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A previsão é a de que o novo hospital comece a ser erguido no segundo semestre de 2022. No momento, o projeto técnico da instalação está na fase final de conclusão e ao seu término o local da futura instalação poderá ser escolhido.

Outra novidade é que a reforma da Fazenda Modelo já foi autorizada pelo prefeito do Rio e também começará no próximo ano para a melhoria da qualidade de vida dos animais. No total, serão investidos cerca de R$ 800 mil em obras como a recuperação dos telhados dos abrigos e a eliminação da umidade dos canis.

– Vamos buscar reforçar ainda mais o trabalho da Fazenda Modelo e avançar neste tema dos animais que é tão importante sob o ponto de vista de saúde pública para a população – afirmou o prefeito.

Criado em 1988, o Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho atende às demandas solicitadas pela Central 1746 e também àquelas provenientes de outros órgãos. Além do atendimento clínico e cirúrgico, a unidade oferece a vacina antirrábica para cães e gatos, recolhe animais de médio e grande portes envolvidos em acidentes e fornece medicamentos, entre outros serviços.

Zoonoses são doenças que têm relação entre os animais e o homem. A principal delas é a esporotricose, uma micose subcutânea causada por fungo.

 

Postado em _Slider, Obras, Saúde