Posto de saúde em Campo Grande é referência em doenças respiratórias

O Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, em Campo Grande, promove grupos de atendimento a crianças com tuberculose e asma, em um trabalho que é referencia em toda a Zona Oeste. A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta com mais frequência os pulmões, porém pode afetar qualquer parte do corpo. Os sintomas são tosse persistente por mais de duas semanas, que pode se apresentar com sangue ou escarro (catarro), febre, sudorese noturna, perda de peso, dores no peito e fadiga. Os grupos são coordenados por pediatras especializados e ambos oferecem 12 vagas semanais.

A tuberculose tem maior incidência em pessoas idosas, com o vírus HIV, com baixa imunidade, que tiveram infecções anteriores pelo bacilo da tuberculose ou que interromperam o tratamento no meio.

Já a asma é uma inflamação crônica dos pulmões e das vias aéreas. Essa reação é causada por um agente externo como fumaça de cigarro, pelo de animais, mofo, ácaros ou pólen. Também pode ser causada por infecções respiratórias, exercícios físicos e temperatura mais fria. Com isso, o doente pode ficar com respiração mais acelerada, além de tosse e o chiado no peito.

O Centro Municipal de Saúde Belizário Penna fica na Rua Franklin, 29, em Campo Grande. Informações pelos telefones 3394-3862 e 3407-9209.

Postado em Saúde