Poesia na Escola premia alunos e profissionais de Santa Cruz

Alunos e profissionais da rede municipal de Educação participaram, na quarta-feira (20/07), da cerimônia de premiação do projeto “Poesia na Escola”, realizada na Biblioteca Parque Estadual, no Centro. A ação faz parte do programa “Rio, Uma Cidade de Leitores” e tem como objetivo estimular a produção de textos poéticos, enriquecer o projeto pedagógico das escolas, reconhecer a poesia como linguagem, manifestação artística e cultural, estimular o contato e a reflexão, a partir de textos poéticos, e diversificar a prática pedagógica, através do estímulo à sensibilidade poética.

Foram selecionados 111 trabalhos dos alunos e outros 108 produzidos pelos funcionários, publicados em duas coletâneas que serão distribuídas para toda a rede municipal de ensino. Os premiados receberam dez cópias da coletânea e um livro de literatura.

– É um evento tradicional na nossa rede, realizado há mais de 20 anos, onde temos registrado uma participação cada vez maior de alunos e funcionários. Um ponto interessante é que toda a escola se debruça sobre o projeto e isso é muito enriquecedor. É uma iniciativa que estimula a leitura, a criatividade e mostra a cada participante que ele é capaz, que tem talento. É um evento do qual nos orgulhamos muito – falou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

Ao longo do último ano, as unidades de ensino adquiriram livros de poesias de autores renomados e estilos diferenciados. Com esse material em mãos, os professores trabalharam as características de cada escritor com os alunos, que produziram suas próprias poesias. Os funcionários das escolas também foram orientados em suas unidades.

– Esse prêmio é fruto de um trabalho de muita troca, de afeto e conhecimento. O projeto é realizado há mais de 20 anos, se renovando a cada um deles. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e vamos em frente – disse a gestora do programa “Rio, Uma Cidade de Leitores”, Simone Monteiro.

Representando a Escola Municipal Professora Eulália Rodrigues de Oliveira Vieira, em Santa Cruz, Zona Oeste da Cidade, a aluna Sara Souza Silva Pedro, de 13 anos, foi uma das premiadas. Estudante do 7º ano, a jovem inscreveu uma poesia escrita por ela aos 7 anos de idade, inspirada em sua mãe. Orgulhosa, fez questão de mostrar seu trabalho a todos os amigos e familiares presentes à cerimônia:

– Arrumando minhas coisas em casa, no ano passado, encontrei essa poesia e a inscrevi. Ela foi escrita em homenagem á minha mãe. Esse prêmio, sem dúvida, vai me estimular a criar outros trabalhos e melhorar a minha técnica cada dia mais. Inclusive, já estou de olho nos próximos concursos.

O estudante Rhyan Adryel Cordeiro, de 14 anos, também comemorou a publicação de sua poesia no livro. Aluno do 9º ano da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, também em Santa Cruz, ele disse ter se sentido “honrado” por participar do concurso:

– Sempre gostei de escrever e minha professora nunca deixou de incentivar minha participação em concursos. Sempre gostei de cultura, por achar que é essencial para a sociedade. É um instrumento através que as pessoas conseguem expressar seus sentimentos e opiniões.

 

 

Postado em _Destaque, Educação