Participação em consulta pública sobre indústria de ovos agrega especialistas e instituições do Rio de Janeiro e esquece do Sindicato dos Produtores Rurais do Município do Rio de Janeiro em Campo Grande

Segundo a informou a Embrapa, integrantes de instituições no estado do Rio de Janeiro se unem para analisar, discutir e embasar tecnicamente sugestões coletivas e individuais à consulta pública anunciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre proposta de Instrução Normativa “que estabelece os requisitos mínimos relativos às dependências e aos equipamentos para a instalação e funcionamento de granjas avícolas e de unidades de beneficiamento de ovos e derivados”.

Inexplicavelmente os organizadores do movimento se esqueceram de incluir na discussão o Sindicato dos Produtores Rurais do Município do Rio de Janeiro, estabelecido na Estrada do Monteiro, em Campo Grande, que tem entre os seus membros vários empresários do segmento da indústria de ovos, inclusive orgânicos.

Ainda segundo a Embrapa, especialistas das instituições de ensino e pesquisa, extensão rural e assistência técnica – Embrapa, Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Superintendência Federal de Agricultura no Rio de Janeiro, Superintendência de Defesa Agropecuária estadual, Emater-RJ, IFRJ, UFF, UFRRJ, Firjan, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária – IVISA-Rio, vão realizar encontros virtuais semanais para conhecer e debater sugestões  para a Instrução Normativa. O processo visa incentivar as discussões técnicas e participação em políticas públicas para a agroindústria, de modo interinstitucional, sem necessariamente visar chegar à posição única do grupo.

Segundo Eduardo Walter, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, proponente da iniciativa, “o Rio de Janeira concentra pessoas e instituições altamente qualificadas. Demos o primeiro passo no encontro desta terça-feira, dia 9, e acredito que o processo vai fortalecer a cooperação multiprofissional neste tema fundamental para a indústria de ovos in natura e seus derivados, bem como projetos conjuntos no Estado”.

Para Carlos Magioli, um dos organizadores e representante da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro, “é uma feliz iniciativa, é muito interessante esta discussão em grupo. Passados 30 anos da Portaria 01 de 1990, agora o Ministério retoma o assunto com base no novo RIISPOA [Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal]. Temos o dever de contribuir”.  Ele também apontou que a proposta do Mapa dialoga com recomendações técnicas do projeto Ovo Limpo, elaboradas em processo coletivo e interinstitucional.

O técnico da Emater-RJ e gerente do Programa Prosperar, Jairo Silva, aponta que “tem ocorrido uma grande evolução na avicultura de postura nos últimos dois anos e também o crescimento do número de entrepostos legalizados”, observando que a produção no Estado ainda não é suficiente para atender ao segundo maior mercado nacional para ovos.

As sugestões tecnicamente fundamentadas deverão ser encaminhadas ao sistema do Mapa até o dia 15 de março.

APOIE ESSE PROJETO:
A continuidade do jornalismo que você confia, conservador, comprometido com a verdade, livre da influência dos anunciantes, depende de você. Assine por R$ 15,00 mensais e tenha o seu Personal Repórter. Peça a notícia de interesse público que desejar.
https://www.noticiasuteisdazonaoeste.com.br/subscription-plan/

 

Postado em _Slider, Economia