Parque Estadual na Zona Oeste é opção de lazer para turistas durante as Olimpíadas – Pedra do Quilombo –

Faltando poucos dias para o término dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro continua respirando ares de festa, com turistas por toda parte. Além dos cobiçados pontos turísticos da cidade, os parques estaduais, administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), são ótimas opções de lazer: caminhadas ecológicas, banhos de cachoeira e até locais propícios para a prática de rapel são alguns dos atrativos que  podem ser desfrutados pelos visitantes.

Cachoeira caminho do Açude
Cachoeira caminho do Açude

Considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.400 hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca, situado na Zona Oeste da cidade, tem sede próxima ao Parque Olímpico. E não faltam atrativos a ser contemplados. O açude e Cachoeira do Camorim, Pedra do Quilombo e do Telégrafo, esta última com 350 metros de altitude, e menina dos olhos de quem curte uma selfie, são algumas das belezas naturais do PEPB com vista para praias selvagens de Grumari, Perigoso e Praia do Meio.

E para quem gosta de praticar caminhadas, a trilha Rio Grande é uma boa dica: são 800 metros de extensão que podem ser explorados por visitantes de todas as idades.  As principais atrações são o aqueduto do século XIX, o recanto da Represa da Figueira e o da Represa da Padaria.

Outro bom percurso é a trilha do Quilombo, com grande importância histórica, já que foi rota de fuga de escravos. A caminhada começa no núcleo Pau da Fome (Jacarepaguá) e vai até à Pedra do Quilombo, com 735 metros de altitude. A trilha para o Açude do Camorim, um percurso de, aproximadamente, três quilômetros, é outra boa pedida, com o ponto de partida  no núcleo Camorim.

O parque também abriga a exposição permanente “Da Pedra Branca ao Pau da Fome”, voltada para estudantes, mas que vem encantando todos os visitantes. A mostra tem informações sobre a composição das rochas do local, os animais que habitam a região, além de curiosidades sobre a flora. Um bromeliário sustentável e a trilha do Mel, com 30 colmeias ornamentais, são outros atrativos que ganham o deslumbramento de quem visita o Parque.

O Parque Estadual da Pedra Branca abrange toda a Baixada de Jacarepaguá e parte dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.

Serviço:

Horário de visitação: terça-feira a domingo, de 8 a 17h.

Sede: Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003, Taquara
Telefone: (21) 3347-1786 ou 2332-6608

Como chegar: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede.

Núcleo Camorim: Estrada do Camorim, nº 2.118, Camorim

 

 

 

Postado em Turismo