GAECO obtém condenação de Toni Ângelo, Gão e outros 13 milicianos da Zona Oeste

Após denúncia oferecida pela 20ª Promotoria de Investigação Pena da 1ª Central de Inquéritos e ação penal conduzida pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a 42ª Vara Criminal da Capital sentenciou Toni Ângelo Souza de Aguiar, conhecido como “Erótico”, e Marcos José de Lima Gomes, o “Gão”, a 14 anos de reclusão cada um, acolhendo pedido condenatório pelo crime de organização criminosa pelos termos na lei 12.850/13.

Apontado como líder do grupo, Ângelo é um ex-policial militar que ascendeu à posição de chefia da quadrilha após a prisão de Ricardo Teixeira da Cruz, o “Batman”. “Erótico” e os demais condenados atuavam em uma milícia na Zona Oeste do Rio, em bairros como Campo Grande, Sepetiba, Santa Cruz e outros. Além das prisões, também foi determinada a perda do cargo dos que ainda ostentam a condição de funcionários públicos civis ou militares.

Também foram sentenciados, a penas variadas, João Henrique Barreto, Valdenir Mendes Pereira, Ruan do Nascimento Braga, Paulo Eduardo Knupp, Alexandre da Rocha Antunes, Alexander Monteiro Tomaz, Carlos Roberto Silva dos Santos, Marco Paulo Pereira Barenco, Roberto Mauro Pereira Batista, Ademir Horácio de Lima, Danilo Cesar da Silva Ferreira, Renan dos Santos Barbosa e Lenilson de Oliveira. Todos estão presos e não poderão recorrer da sentença em liberdade.

A quadrilha também é acusada pela ocupação e extorsão de valores em negociações irregulares de casas nos condomínios do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, localizadas em região de domínio da facção.

No mesmo processo foram absolvidos os réus Rodrigo dos Anjos Santos, Emerson Santana Gonçalves e Adilson Alves Paes. O MPRJ, por meio do GAECO, vai recorrer da decisão.

 

Postado em Cidade