PAM Bangu vira Polo para pacientes com dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu, nesta quarta-feira (07/02), mais um polo de atendimento para pacientes com dengue, desta vez em Bangu, na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (Avenida Ribeiro Dantas, 571). Outros polos para o enfrentamento da epidemia já haviam sido inaugurados na segunda e na terça-feira em Campo Grande e Santa Cruz. Os polos estão em unidades de Atenção Primária ou hospitais e funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Durante o carnaval, funcionarão todos os dias, inclusive no domingo (11/02).

 

– A recomendação é que todas as pessoas que tenham febre, dor no corpo e dor de cabeça procurem uma unidade de saúde para identificar se estão com dengue. O atendimento é muito importante para o tratamento e é oferecido em toda a rede de Atenção Primária, não só nos polos. Esta é a única maneira de evitar o agravamento do quadro – destaca o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Além dos polos, todas as 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), distribuídas por toda a cidade, estão aptas para o atendimento aos pacientes com dengue.

Diagnóstico e pontos de hidratação

Os polos são preparados para diagnóstico e tratamento das pessoas com dengue, com pontos para hidratação venosa ou oral, conforme necessidade de cada caso. No de Bangu são 20 pontos de hidratação disponíveis. Pacientes com quadros mais graves e indicação de internação são regulados pela Central Municipal de Regulação e transferidos para leitos dedicados à dengue nos hospitais da rede de urgência e emergência do município. O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari, é a unidade de concentração para a doença, inicialmente com 20 leitos. O HMRG, que durante a pandemia da covid-19 foi referência para o tratamento dos pacientes com quadros mais graves, tem expertise e preparo para passar rapidamente pelas alterações de fluxo necessárias em uma situação de epidemia.

 

Postado em _Slider, Saúde