Padre Miguel é Bi-Campeão da TAÇA DAS FAVELAS

Para quatro equipes de futebol, a manhã do sábado (12/03) foi digna de final de Copa de Mundo. Após dois meses de competição, a Taça das Favelas conheceu seus campeões – Corte Oito, no feminino, e Padre Miguel, no masculino, em partidas realizadas no campo do Ceres, em Bangu.

As meninas do time de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, não se intimidaram com o favorável retrospecto de 13 gols nos últimos três jogos do time de Acari e venceram por 3 a 0 a equipe da Zona Norte. Já os rapazes de Padre Miguel, na Zona Oeste, conquistaram o bicampeonato do torneio, ao derrotarem, nas penalidades máximas, o time do Muquiço, de Guadalupe, pelo placar de 6 x 5 (0x0 no tempo normal). Organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), a Taça das Favelas chegou à quinta edição este ano e é viabilizada pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte, e também recebe o apoio do Ministério do Esporte.
O time de Duque de Caxias abriu o placar, com os gols de Flávia e Thaiara, no primeiro tempo. Rhaizza ampliou a vantagem ao marcar, no segundo tempo, o terceiro gol do Corte Oito, time responsável por revelar a zagueira Roberta Santos. Com 19 anos, a jogadora foi convocada para a Seleção Brasileira sub-20 e, recentemente, passou uma temporada na Granja Comary, em Teresópolis, em treinamento com o restante da equipe canarinho.

Atual campeã da Taça das Favelas, a equipe masculina de Padre Miguel fez jus à campanha irretocável que teve ao longo da competição, com cinco jogos e cinco vitórias. Na final, não foi diferente, com direito a pênaltis na decisão. Por 6×5, a equipe da Zona Oeste levantou pelo segundo ano consecutivo a taça de campeão. No tempo regular, jogo foi bastante disputado com boas chances para os dois times.


– Estava treinando cobrança de pênalti durante todo o treinamento. Sempre falei que ia pegar a bola e fazer. É maravilho ouvir a torcida gritando o meu nome, uma sensação que não dá para explicar. Assim como no ano passado, o feito se repetiu e fomos bicampeões da Taça das Favelas – disse Brizola, jogador de Padre Miguel e eleito como o melhor da partida.

A edição de 2016 da Taça das Favelas contou com 90 equipes – 26 femininas e 64 masculinas. A competição, que teve início em janeiro, envolveu cerca de 2.700 jovens entre 15 e 17 anos que representaram 75 localidades do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover a integração entres as comunidades, a Taça das Favelas tem também revelado novos talentos do futebol fluminense, como foi o caso do lateral Bruno Cortês, que atuou pelo Botafogo, São Paulo, Benfica (Portugal) e chegou à Seleção Brasileira profissional.

 

Postado em _Destaque, Amadores