Metro IV realiza 1° seminário sobre processos de prestação de contas na Unisuam Campo Grande

Nesta terça-feira (08/09), aconteceu no auditório do Centro Universitário Augusto Motta/Unisuam, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, a abertura 1° Seminário sobre Gestão Financeira e Formalização dos Processos de Prestação de Contas 2015. A iniciativa foi da Diretoria Regional Administrativa Metropolitana IV, da Secretaria de Estado de Educação. Também contribuíram na organização as Coordenações Financeira e de Infraestrutura e os gestores de Segurança Alimentar. As reuniões têm como público-alvo diretores e servidores das unidades escolares que exercem as funções de presidente e tesoureiro, respectivamente, das Associações de Apoio à Escola (AAEs).

O seminário teve como finalidade desenvolver formação continuada e aprimoramento da prática nas áreas financeira, administrativa, jurídica e contábil, com o objetivo de possibilitar aos gestores das unidades escolares melhores condições de exercerem suas funções como executores de recursos públicos.

A coordenadora Financeira da Regional, Sirleia Ferreira de Amorim, iniciou o encontro falando da importância dos assuntos abordados e das atividades práticas para a capacitação dos gestores da Seeduc.

– A iniciativa para a criação deste seminário aconteceu devido à necessidade de aprimorar o conhecimento dos diretores e gestores sobre a formalização dos processos de prestação de contas – disse.

Segundo a diretora Regional Administrativa, da Metro IV, Luciana Gomes Magalhães, é imprescindível administrar os recursos públicos com eficiência.

– Resolvemos planejar e realizar este seminário devido a questionamentos do Ministério Público referentes à capacitação de gestores, e a necessidade de obter um processo mais eficaz nas prestações de contas dos recursos estaduais e federais disponibilizados.

A superintendente de Orçamento e Finanças, Tatiane Faria Barros Oliveira, falou da iniciativa da Metropolitana IV.

– Gostaria de parabenizar a Metro IV por esta iniciativa de extrema importância, pois, os resultados esperados irão facilitar a análise das prestações de contas pela Diretoria responsável. Quanto maior for a integração entre as áreas, na adoção de procedimentos eficientes, melhores serão os resultados -, enfatizou Tatiane.

Durante a programação, foi encenada a peça “O drama da família GA$TÃO”, da Cia Teatral Ensino em  Cena, seguida de palestras, debates e atividades práticas. Também foram apresentadas Boas Práticas pela diretora geral do Colégio Estadual Alexander Graham Bell, Cecília Cunha França. Foram ainda abordados os seguintes temas: Orientações Jurídicas – Ministério Público e Tribunal de Contas, Termo de Compromisso e suas ações e Orientações sobre as Obrigações Tributárias.

Saiba mais

Em desdobramento do seminário, serão ministradas nos dias 10, 11 e 17 de setembro, das 9h30 às 14h, aulas práticas nas seguintes unidades escolares: CIE Miécimo da Silva (apresentação de Boas Práticas do Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón); Colégio Estadual Missionário Mário Way (apresentação de Boas Práticas do Colégio Estadual Erich Walter Heine) e Colégio Estadual Hebe Camargo (apresentação de Boas Práticas do Colégio Estadual Professora Jeanette de Souza Coelho Manarino).

A proposta é promover a celeridade e a eficiência das atividades ministradas e abrir espaço para esclarecer dúvidas. As escolas foram divididas em três grupos, que apontarão o preenchimento adequado de formulários dos processos de prestação de contas, estaduais e federais, em planilhas do programa Excel.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

Postado em Economia