Meio Ambiente desfaz condomínio irregular no Cachamorra

Um loteamento irregular em Campo Grande, na Zona Oeste, nas margens da Estrada do Cachamorra, nas franjas do Parque Estadual da Pedra Branca, foi desmantelado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nesta quinta-feira (13/05). O condomínio estava sendo construído sem nenhuma licença ou autorização do poder público, na encosta do Morro do Cabuçu, acesso ao Monte das Oliveiras, havendo supressão de Mata Atlântica, aterro de uma canaleta de drenagem d’água e movimentação de terra, sujeitos a deslizamentos.

Moradores nas áreas formais da Rua Fernão de Magalhães denunciam que as intervenções irregulares na área começaram em 2019.  A Secretaria de Meio Ambiente havia notificado os loteadores a demolirem imediatamente as estruturas do que seriam uma guarita e uma casa. Os lotes vinham sendo negociados com valores a partir de R$ 40 mil. A ação contou com apoio do 40º Batalhão da Polícia Militar.

– Essa ocupação de áreas protegidas sem qualquer controle não será admitida. Mais uma vez, fazemos um alerta: não comprem imóveis, terrenos, casas sem documentação. Estamos enfrentando com firmeza essa indústria criminosa – afirmou o secretário Eduardo Cavaliere.

O Parque Estadual da Pedra Branca foi criado em 1974 para conservar a área verde. Sofre pressão de 18 bairros, muitos dominados por traficantes de drogas ou milicianos. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de extensão. As construções ilegais tem impactado no desmatamento de vegetações nativas e no afastamento de animais típicos do bioma.

 

Postado em _Slider, Meio Ambiente