Realengo: Helena Piragibe Subsecretária Especial de Políticas para as Mulheres visita Cuba no aniversário da FDIM

Entre os dias 28 de novembro e primeiro de dezembro, a secretária Ana Rocha e a cidadã realenguense subsecretária de Ações Temáticas da SPM-Rio Helena Piragibe estiveram em Cuba para prestigiar o ato comemorativo dos 70 anos, da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM). O evento, coordenado pela Federação de Mulheres Cubanas e sediado em Havana, reuniu representantes de entidades de mulheres de todo o mundo, e teve como tema a avaliação da crise mundial e a situação das mulheres.

A secretária Ana Rocha, saudou os 70 anos da Federação e declarou solidariedade a Cuba, pela promoção da paz, democracia e igualdade de direitos. A FDIM, nas últimas sete décadas primou pela defesa da paz mundial e pela luta por equidade de gênero. A organização não governamental conta com a afiliação de 130 organizações de 91 países.

Em sua fala, a secretária Ana Rocha destacou ainda o contexto da crise econômica mundial, e o impacto na vida das mulheres. “Hoje, o Brasil também é sacudido pela crise econômica. O país sofre pressão da oposição conservadora, que quer abalar o estado de direito e derrotar o governo da presidenta Dilma. A luta das brasileiras cresce contra a ofensiva que quer retirar conquistas importantes no terreno dos direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres. É a chamada Primavera das Mulheres, que cada vez mais toma as ruas e a mídia alternativa em prol da igualdade no trabalho do desenvolvimento econômico, da democracia, e para superar a subrepresentação feminina. Nenhum direito a menos é o grito das brasileiras”, finalizou Ana Rocha.

O evento contou também com a presença de um dos cinco cubanos presos injustamente nos Estados Unidos, Antonio Guerrero, que fez uma saudação pela liberdade das mulheres. No fim da celebração, foi aprovada Declaração do Comitê da Direção da FDIM Cuba 2015 e uma Declaração de Havana 2015.

 

 

Postado em Lideranças