Fim das enchentes? audiência pública anuncia verbas para obras no Jardim Maravilha em Guaratiba

Uma comissão especial instituída para acompanhar as ações que tenham como objetivo minimizar os efeitos das fortes chuvas na cidade realizou, nesta quarta-feira (8), na Câmara de Vereadores do Rio, audiência pública que ouviu as demandas de moradores de regiões que estão entre as áreas mais afetadas por deslizamentos e inundações. O bairro Jardim Maravilha, em Guaratiba, foi destaque.

Presente à reunião, Wanderson dos Santos, presidente da Rio-Águas, destacou a liberação de R$ 6,8 milhões para a abertura de licitação voltada à elaboração de Estudos Hidráulicos, Anteprojeto, Projeto Básico e Projeto Executivo para a redução do impacto da mancha de inundação do Jardim Maravilha-Guaratiba. A ideia é que os projetos sejam desenvolvidos ao longo de 2022, para que as obras possam ser realizadas em etapas, com a possibilidade de serem iniciadas no mesmo ano.  “Sabemos o tamanho do desafio de fazer intervenções no Jardim Maravilha.  Embora o desenvolvimento do projeto tenha o prazo de uma, queremos lançar as obras já no ano de 2022”, explicou Santos.

O gestor ainda ressaltou que o bairro será agraciado com recursos de cerca de R$ 300 milhões obtidos com a venda da Cedae, que serão utilizados entre 2022 e 2024.

Morador do Jardim Maravilha, Raimundo Nonato da Silva lamentou a previsão da Prefeitura do Rio de Janeiro de início de obras para a região somente daqui a um ano. “Por que as obras serão iniciadas apenas em um ano se o bairro está abandonado há 40 anos? Nós moramos ali porque não podemos morar no Recreio”, afirmou Nonato.

Postado em _Slider, Obras