Domingo tem Folia de Reis em Campo Grande

A Folia de Reis do Sertão Carioca, com a Orquestra de Viola Caipirando, vão se apresentar em Campo Grande, no próximo domingo (7), às 10h, na Paróquia São Francisco de Assis, na Rua Paulo Sérgio, 1, junto à Estrada da Posse, na altura do bairro Adriana.

É a oportunidade dos mais antigos matarem a saudade da festa católica e mostrarem aos mais novos, que nunca ouviram falar, ou que só ouviram mas não tiveram a oportunidade de curtir, os detalhes, tais quais: os “Palhaços ” da Folia de Reis que representam os soldados do Rei Herodes, por isso usam “máscara” e “porrete”, simbolizando o terror que os soldados despertavam no povo; os anfitriões servindo aos convidados algumas comidas típicas – como o Bolo de Reis, bacalhau com batatas, rabanada e sonho – em forma de agradecimento ao cortejo.

A Folia de Reis remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
Mantendo a tradição cristã, as Folias de Reis atuais  visitam as casas de sua região nesse dia (06 de janeiro), tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos. Em troca, os moradores das casas visitadas oferecem comidas e prendas.
Trazida para a América Latina pelos colonizadores portugueses e espanhóis, a festa católica foi incorporada no Brasil e, como era de se esperar, tomou por aqui suas próprias formas. Aos poucos a tradição foi perdendo força e hoje é difícil assistir uma Folia de Reis, só os mais antigos conhecem a tradição.

Por isso, no dia 7 de janeiro de 2017, o Ecomuseu do Sertão Carioca junto ao Caipirando, grupo de viola caipira, e os Brincantes da Pedra Branca – grupo de danças folclóricas brasileiras, em Vargem Grande, se uniram para resgatar a tradição da Folia de Reis e realizar a primeira Folia de Reis do Sertão Carioca, que desde então se apresenta em diversos pontos da  cidade do Rio de Janeiro.

Conheça a programação de 2024:

No dia 6 de janeiro, de 12:00 às 13:00, na Caixa Cultural da Caixa Econômica Federal, Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro; no dia 7 de janeiro, às 16:00 – no Museu do Pontal, Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; no dia 20 de janeiro, às 18:00 – na Casa de Cultura de Jacarepaguá, Rua Alberto Soares Sampaio, 72 – Taquara, Rio de Janeiro; no dia 27 de janeiro, às 15:00 – no Museu Bispo do Rosário, Edifício Sede da Colônia Juliano Moreira, Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Curicica, Rio de Janeiro e às 17:00, no Condomínio Passaredo, Estr. do Rio Grande, 4577 – Taquara, Rio de Janeiro.

Postado em _Destaque, Cultura