Desenvolvimento Social reestrutura rede de assistência em Bangu e Realengo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) entregou nesta quarta-feira (26/08), totalmente remodeladas, duas unidades de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social na Zona Oeste. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Moreti, antigo CRAS Vila São Bento, que ficava na Travessa Esperança, 30, em Bangu, mudou de endereço para facilitar o acesso dos usuários ao local. A unidade entrou em funcionamento às 9h. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Aldaiza Sposati (foto), localizado em Realengo, foi reinaugurado, às 11h, também reformado.

 

As duas unidades abrem as portas com o novo padrão de CRAS e CREAS 2.0, pactuado pela SMDS no acordo de resultados deste ano. Para garantir uma infraestrutura adequada aos funcionários e a prestação de serviços de qualidade, todos os equipamentos 2.0 entrarão em funcionamento com readequações físicas, nova equipagem de telefonia, informática e conectividade, reestruturação de recursos humanos e o novo sistema de cidadania inteligente, implantado no ambiente de produção para o acompanhamento das famílias atendidas. 

 

O CREAS Aldaiza Sposati situado na Rua Professor Carlos Wenceslau, 211, passou por intervenções estruturais e reabre ampliado, com mais espaço para o atendimento da equipe de profissionais, que também pôde ser potencializada. Além disso, a unidade recebeu climatização, a melhoria dos acessos e mobiliário novo. No local são promovidas iniciativas como o Medidas Socioeducativas, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Serviço de Abordagem Social à População em Situação de Rua, Ouvidorias, acompanhamentos de Penas Alternativas, Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos – PAEFI.

 

Dentre os programas executados pelo CRAS estão o Programa Bolsa Família, Cartão Família Carioca, inclusão e atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – Cadúnico, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa Saúde na Escola e na Creche – PSE, acesso aos programas e cursos vinculados à Subsecretaria de Inclusão Produtiva da SMDS (Pronatec, entre outros), Banco Carioca de Bolsas de Estudos, Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

 

Postado em Cidade