Deputado Bruno Dauaire (PSC) toma iniciativa que poderá começar a resolver os problemas da UEZO

Diante da proposta de incorporação da UEZO à UERJ proposta pelo corpo docente da UEZO sem ouvir a comunidade local e aceita pela Reitoria da UERJ,  hora debatida pelo parlamento estadual, e longe de haver um consenso, o deputado Bruno Dauaire (PSC), após o posicionamento contrário do líder do Cidadania na Alerj, deputado Luiz Paulo Correa da Rocha, tenta começar a resolver os problemas das instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro com décadas de atraso, apresentando o projeto de lei número 206/15 que será votado amanhã (24.11) em primeira discussão, que determina que as três universidades públicas estaduais do Rio – Uerj, Uenf e Uezo – devem fornecer os mesmos salários para os professores e servidores técnicos administrativos. Os valores das bolsas acadêmicas também devem ser os mesmos nas três instituições. Caso receba emendas parlamentares, o texto sairá de pauta. No caso da Uezo fica pendente a proposta de construção do seu Campus e da dedicação exclusiva para os docentes pesquisadores.

Dauaire defendeu a isonomia entre as três instituições. “Ainda que exista entre a Uerj, a Uenf e a Uezo uma grande distância nas datas de instalação e início do funcionamento, é preciso considerar a excelência da produção acadêmica da Uenf, por exemplo, no que diz respeito aos cursos relacionados à cadeia produtiva do petróleo, vocação natural da região norte fluminense, onde aquela instituição se encontra instalada. Com o intuito de sanar tal injustiça e auxiliar na superação do desânimo que pode se abater sobre os servidores, o corpo docente e os bolsistas da Uenf e da Uezo, em relação à Uerj, é que se dá a apresentação desta proposta”, explicou o parlamentar.

Tal consideração também pode ser feita em relação à UEZO que foi criada com vocação tecnológica para atender a carência de mão de obra qualificada nos três distritos industriais da Zona Oeste – Santa Cruz, Palmares e Campo Grande -, fator preponderante no desenvolvimento da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Na manhã desta quarta-feira (24.11), à 10:00, no auditório da ALERJ, as Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizam audiência pública conjunta para debater sobre o projeto de lei nº 5071/2021, que dispõe sobre a incorporação da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Postado em _Slider, Educação