Cultura está distribuindo o Passaporte Cultural Rio

O Passaporte Cultural Rio está sendo distribuído nos postos de atendimento montados na Cinelândia e no Terminal BRT Alvorada. Voluntário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o estudante de turismo Felipe Ramos foi uma das 20 mil pessoas que já fizeram seu cadastro no sitepassaporteculturalrio.com. Felipe optou por retirar o seu no estande da Cinelândia e foi um dos primeiros a garantir o Passaporte Cultural Rio. “Tinha feito o Passaporte dos Museus Cariocas no ano passado e gostei muito da iniciativa. Visitei vários museus que eu desconhecia, como o Aeroespacial, o Museu do Trem e o Museu de Astronomia. E o mais legal é que o ‘documento’ dá a ideia de que é passaporte de verdade, que você tem que carimbar em cada lugar. Vai ficar de recordação desse momento especial para a Cidade”, elogia Felipe Ramos.

Idealizado para os Jogos Rio 2016, o Passaporte Cultural Rio pode ser solicitado gratuitamente pelo site passaporteculturalrio.come oferece descontos, gratuidade e benefícios em mais de 700 atrações, além de 200 instituições e estabelecimentos comerciais parceiros. Entre os parceiros estão o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Metrô Rio, que vai oferecer desconto de R$ 1,20 nos bilhetes duplos adquiridos e utilizados nos fins de semana. “Com a iniciativa, vamos ampliar o acesso a uma ampla programação, fazendo com que a Olimpíada e a Paralimpíada realmente sirvam de vitrine para a rica e diversa produção cultural carioca”, explica o Secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.

O Passaporte vale até o dia 30 de setembro. Os postos de distribuição funcionarão de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. No site do passaporte estarão disponíveis todos os detalhes das atrações que fazem parte do Circuito Cultural, incluindo sugestões de roteiros por região e por temas.

A programação cultural do passaporte inclui muitas atrações para crianças e, pensando nisso, a chilena Gladys Lannes, que chegou ao Brasil há 40 anos, e sua neta de 10 anos já pegaram seus passaportes. “Eu e minha netinha vamos muito a museus e vamos aproveitar o passaporte para curtir também as peças de teatro”, disse Gladys, que é aposentada e mora atualmente em Niterói.

Para a atendente de telemarketing Lilian Almeida o passaporte é um incentivo a mais para que a população frequente os equipamentos culturais da cidade. “O passaporte é uma iniciativa legal para quem não tem alta renda e, por isso, também não possui o hábito de frequentar museus e teatros, por exemplo. Um documento que dê descontos e gratuidade na entrada destes espaços facilita, é um estímulo”, aponta Lilian, que já faz planos de ir ao teatro com o seu Passaporte no próximo fim de semana.

O QUE É O PASSAPORTE CULTURAL RIO?

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, cariocas e visitantes poderão desfrutar de gratuidade e descontos em mais de 700 atrações culturais e serviços como bares, restaurantes, livrarias e transportes. Idealizado pela Prefeitura do Rio e pela Secretaria Municipal de Cultura, o Passaporte Cultural Rio foi inspirado na bem-sucedida experiência do Passaporte dos Museus Cariocas – criado para celebrar os 450 anos da cidade, em 2015. Para brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, o passaporte será gratuito. Turistas estrangeiros pagam R$15.

O Passaporte Cultural Rio dará acesso às atrações do Circuito Cultural Rio, que entre maio e setembro vai apresentar um amplo panorama da produção cultural carioca.  A programação do passaporte, na sua maioria gratuita ou a preços populares, inclui peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus e bailes. Como resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), mais de 50 instituições em toda a Cidade integram o Circuito Cultural Rio, oferecendo pelo menos um dia de acesso gratuito por semana.

O Passaporte Cultural Rio é semelhante ao documento usado em viagens: a cada atração ou estabelecimento visitado, o usuário ganha um carimbo para marcar a experiência. Brasileiros e estrangeiros residentes poderão solicitá-lo gratuitamente por meio do site passaporteculturalrio.com. O passaporte será entregue pelos Correios ou nos postos de distribuição, que, num primeiro momento, estão montados no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e na Cinelândia, no Centro.

 

Postado em Divershow