Clipe em comemoração à Semana do Meio Ambiente conta com aluna de Santa Cruz

São 23 estudantes, cada um tocando de sua casa, na gravação de “Depende de nós”, de Ivan Lins. Foto: Divulgação / PrefeituraSão 23 estudantes, cada um tocando de sua casa, na gravação de “Depende de nós”, de Ivan Lins.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança um vídeo nesta sexta-feira, 05/06, às 12h, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente com um clipe da música “Depende de nós”, do cantor e compositor Ivan Lins. Na gravação, 23 alunos do Programa Orquestra nas Escolas celebram a para a promoção da conscientização ambiental. A canção transmite a mensagem de que, com a ajuda e união de todos, é possível mudar o mundo.

Na gravação, o isolamento social é mantido. Cada aluno toca e canta de sua casa, respeitando o distanciamento exigido pela quarentena. A partir da edição pelo computador, é garantida a harmonia musical, com a união dos trechos de cada intérprete até o arranjo final.

Para a coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, a celebração da Semana do Meio Ambiente é um marco.

– Há exatamente três anos, iniciou-se uma orquestra de garrafas na Escola Municipal Coelho Neto, aquela que viria ser a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, na qual vários daqueles alunos garrafistas tocam hoje. Ao trazer a inspiração dessa obra maravilhosa do mestre Ivan Lins para uma homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente, desejamos tocar os corações para que voltemos nossa atenção para o cuidado com o meio ambiente, do qual somos integralmente parte – afirma a coordenadora do Programa.

Para a clarinetista Ana Clara Infante, de 15 anos, da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Carneiro Felipe, isso ficou muito claro.

– Devemos ter consciência do que devemos fazer, pois sabemos quais serão as consequências se não fizermos a nossa parte. Fico muito feliz por poder participar desta ação muito importante e sobre a qual todos deveriam saber, que é preservar o meio ambiente – resume a aluna.

A violinista da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz Ana Keila de Souza, de 11 anos, conta que faz sua parte para cuidar do meio ambiente.
– Para mim, o meio ambiente representa a preservação da vida. Quando vou ao supermercado, utilizo sacolas retornáveis, faço brinquedos com garrafas PET e caixas de leite, e reaproveito sementes de frutas para plantio no quintal. As pessoas podem fazer reciclagem de lixo e contribuir para que diminua o número de queimadas. A poluição é um dos principais meios de destruição – explica Ana Keila.

A Orquestra Virtual

A Orquestra Virtual foi criada pelo Programa Orquestra nas Escolas para promover apresentações musicais em que os alunos tocam e cantam de suas casas, sob a orientação de professores e maestros. A cada semana são lançados novos vídeos, com diferentes formações. Cerca de 200 alunos, integrantes de orquestras e coros, já participaram do projeto, tocando músicas como Amanhã, de Guilherme Arantes, Aquarela, de Toquinho, Preta Pretinha, de Moraes Moreira, Enquanto houver sol, dos Titãs, Fico assim sem você, de Abdullah, Trem das Onze, de Adoniran Barbosa, Medley de clássicos do Funk, com DJ Marlboro e O bêbado e a equilibrista, de Aldir Blanc.

Postado em _Slider, Cultura