Câmara do Rio inaugura nesta terça (26) exposição em homenagem a Santa Cruz, segundo Bairro Imperial da cidade

A Câmara do Rio inaugura, nesta terça-feira (26), ao meio-dia, a exposição “Santa Cruz: um Bairro Imperial no Bicentenário da Independência do Brasil”. Organizada pelo movimento Descubra Santa Cruz RJ, em parceria com o Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (NOPH) e o Santa Cruz Shopping, o evento faz parte das comemorações pela sanção da Lei nº 7.374/2022, aprovada no parlamento municipal, que reconhece, por sua importância histórica e cultural, Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, como Bairro Imperial.

Um dos autores da lei, o presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado, estará presente na inauguração da exposição, que ficará abrigada no saguão do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, até o dia 14 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18 horas. O público poderá apreciar 16 lâminas com fotos e informações sobre a importância do Bairro Imperial para a cidade do Rio de Janeiro. Com uma história pouca conhecida pelos cariocas e turistas que visitam a cidade, Santa Cruz é o segundo Bairro Imperial do Rio, fazendo companhia ao bairro de São Cristóvão.

Entre os principais patrimônios que ficam na região de Santa Cruz estão, a antiga Casa de Veraneio da Família Imperial, o antigo Cais Imperial da Baía de Sepetiba, o complexo arquitetônico da Escola Mixta Dom João, as ruínas da Casa do último Vice-Rei do Brasil, a terceira Sede do Matadouro Imperial, o primeiro gerador de energia elétrica afastado do grande centro urbano, a Vila de Operários do Matadouro Imperial e a Fonte Wallace.

Ideia nasce nas comemorações dos 200 anos da Independência

Uma das criadoras do projeto Descubra Santa Cruz RJ, Andressa Lobo viu nas comemorações dos 200 anos da Independência, celebrados no próximo dia 7 de setembro, um gancho para destacar toda a memória do bairro onde nasceu e colocá-lo no mapa turístico do Rio. “Em 2008, quando comemoramos os 200 anos da chegada da família real, o bairro de São Cristóvão recebeu o título de Bairro Imperial. Com isso, ele recebeu melhorias de infraestrutura, conservação e transporte”, explica.

Segundo Andressa, sua experiência como guia também mostrou o potencial do bairro. “Sempre que tinha grupo francês era eu quem levava e as pessoas tinham como referência o palácio pintado por Debret, que na verdade é o palácio de Santa Cruz e não o de Petrópolis. Então quando eles chegavam lá ficavam decepcionados porque não encontravam o que buscavam. Mas as agências não autorizavam que Santa Cruz fosse citada porque não era um roteiro que eles vendiam”, conta.

Também assinam a lei como coautores os vereadores Cesar Maia (PSDB), Dr. Marcos Paulo (PSOL), Luciano Medeiros (PSD), Wellington Dias (PDT), Felipe Boró (Patriota), Marcio Santos (PTB), William Siri (PSOL), Eliel do Carmo (DC) e Dr. Carlos Eduardo (PDT).

Serviço

Exposição: Santa Cruz: um Bairro Imperial no Bicentenário da Independência do Brasil

Abertura oficial: 26/07, às 12h00

Local: Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Marechal Floriano Peixoto) – Cinelândia.

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18 horas, até o dia 14 de agosto.

 

 

 

 

 

 

Postado em _Slider, Cultura