Busto de Domingos da Guia – Por Rogério Melo

Em seu ensaio virtual como Guia Turístico local o professor e escritor Rogério Melo tem dado seus primeiros passos indicando vultos, personagens e elementos regionais que completam a lista atrações turísticas na região Bangu.

Domingos Antônio da Guia nasceu no Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1912 e faleceu no Rio de Janeiro em 18 de maio de 2000, foi jogador de futebol, revelado pelo Bangu, assim como seus três irmãos e filho. Sua ligação com o Bangu é tão grande que seu nome é citado no hino do clube. Além do Bangu, Domingos da Guia jogou e teve grande destaque no Flamengo, Vasco, Corinthians, Nacional de Montevidéu e Boca Juniors da Argentina.

Quando Domingos foi contratado para jogar no Uruguai, os uruguaios se revoltaram alegando que não precisavam de zagueiro, pois tinham Nasazzi. Quando Domingos foi embora, disseram que só aprenderam o verdadeiro significado da palavra “zagueiro” após a passagem de Domingos pelo país.

Zagueiro clássico e de excelente técnica, é apontado como o melhor zagueiro brasileiro de todos os tempos. Sua “marca registrada” era sair driblando os atacantes adversários. Tal jogada de extrema habilidade e risco, mas que sempre foi perfeitamente executada por Domingos da Guia, ficou conhecida como “Domingada”. Pela seleção brasileira foram 30 jogos, sendo 19 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. Jogou a Copa do Mundo de 1938, tendo o Brasil ficado em terceiro lugar. Com a seleção ele foi campeão da Taça Rio Branco, em 1931 e 1932, e da Copa Rocca em 1945.

Domingos é pai de Ademir da Guia, maior ídolo da história do Palmeiras e irmão de Ladislau da Guia, o maior artilheiro da história do Bangu (com 215 gols), clube que revelou as duas gerações de craques.

Foi considerado por Obdulio Varela o melhor jogador do Brasil. “O melhor que vocês já tiveram foi Domingos, completo. Campeão lá [Brasil], aqui [Uruguai] e na Argentina”, declarou a um repórter brasileiro em1970.

O Busto de Domingos da Guia, criação do artista plástico, Clécio Regis está localizado na Avenida Conego Vasconcelos esquina com a Rua Professor Clemente Ferreira em Bangu.

Postado em _Destaque, Turismo