Bumba meu Mito chega hoje à Bangu e Realengo

Poder, tradição e amor são os elementos fundamentais para a narrativa de  Bumba Meu Mito, espetáculo da Cia. Destroiados que será apresentado  gratuitamentes hoje, 14 e 16 de março, nas Areninhas Carioca Hermeto Pascoal e Gilberto Gil. Todas as apresentações serão acessíveis para pessoas com deficiência física e  auditiva. O espetáculo foi contemplado pelo edital Programa de Fomento Carioca (FOCA) 2022

Para chegar à Zona Oeste em 2024, o mito do minotauro viajou pelos séculos até encontrar o boi no sertão brasileiro, mas foi na Baixada Fluminense, território original da Cia, que elementos da antiguidade clássica e da cultura popular se fundiram. A história parte do Labirinto de Knossos na Ilha de Creta e vem atravessando o tempo até que alcance a transformação do Minotauro no tradicional Boi, do Boi Bumbá brasileiro.

Para isso, as composições plástica e sonora do espetáculo incorporam elementos da cultura clássica, como as máscaras teatrais que compõem o coro grego, da cultura popular representada por chitas e bandeirolas, além do próprio corpo do boi, que situa o tempo e o espaço da cena. Além disso, tambores, chocalhos, pandeiro, violão e rabeca vão dando a cor musical de toda a representação.

O texto é resultado de experimentações do diretor e dramaturgo Rogério Magalhães na Faculdade de História da Arte da Uerj e que foi amadurecido durante as vivências como arte-educador na baixada fluminense. “É uma pesquisa criativa que incorpora uma série de elementos da nossa Cultura e que busca fazer uma reflexão sobre as mitologias através do tempo.”, afirma.

Preocupada com a acessibilidade e a formação do público, todas as apresentações contarão com intérprete de libras, além de buscar estratégias de divulgação voltadas especialmente para o público PCDs e comunidades escolares, incentivando a presença desse público no teatro.

Elenco: Cecília Terrana,Paula Almeida, Renata Andrade, Macedo Griot, Marlon Vares, Rodrigo Araújo, Rogério Magalhães.

Direção artística: Rogério Magalhães

Dramaturgia: Rogério Magalhães

Figurino e cenário: Rogério Magalhães

Trilha Sonora: Macedo Griot e Rodrigo Araújo

Maquiagem: Juliana Caldeira

Dados Técnicos:

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Serviço:

Areninha Carioca Hermeto Pascoal: 13/03 | 15h

Praça Primeiro de Maio, s/n – Bangu, Rio de Janeiro

Capacidade: 300 lugares

Gratuita

Areninha Carioca Gilberto Gil: 14/03 | 15h

Av. Marechal Fontenele, 5.000 – Realengo, Rio de Janeiro

Capacidade: 338 lugares

Gratuita

Postado em _Slider, Teatro