Vila Kennedy recupera unidade da Faetec

Deputado Márcio Gualberto, presidente da Faetec João de Melo Carrilho, governador Cláudio Castro e o secretário de Ciência e Tecnologia deputado Dr. Serginho

O deputado estadual Márcio Gualberto, morador de Padre Miguel, realizou neste sábado (23), um dos maiores desejos da população da Vila kennedy, e juntamente com o  governador Cláudio Castro e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, deputado Dr. Serginho, reinauguraram, após mais de 15 anos de promessas, a unidade da Faetec – Fundação de Apoio a Escola Técnica – no bairro. Toda remodelada e equipada, a unidade tem capacidade para formar cerca de mil alunos por ano em 12 cursos de especialização.

Márcio Gualberto lembrou a importância da Faetec na Vila kennedy, comunidade com grande número de jovens carentes de capacitação profissional e vizinhos de três grandes distritos industriais que buscam fora da região mão de obra especializada. “É uma grande oportunidade para eles”, comentou.

A Faetec Vila Kennedy vai oferecer os seguintes cursos: Assistente Administrativo; Assistente de Logística; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Encanador Instalador Predial; Inglês; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Operador de Computador; Programação para Dispositivos Móveis; Soldador Oxiacetilênico; Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador Processo MIG/MAG; e Soldador Processo TIG.

Em seu discurso o Governo Cláudio Castro enfatizou o lado humanístico da obra:

– O Rio de Janeiro não é feito de tijolos e, sim, de gente. É para essa população que o Estado deve trabalhar. Não podemos falar em empregabilidade e não oferecer qualificação profissional. Por isso, abrir essa unidade da Faetec é levar emprego, qualificação e, principalmente, cidadania para jovens e adultos. Já é a sexta unidade aberta em 2021 e isso mostra que estamos focados na retomada e no crescimento econômico fluminense – comemorou Cláudio Castro.

Com foco nos segmentos de soldagem e refrigeração, a unidade, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), recebeu investimentos de R$ 2.265.000,00 desde 2015. No local, os alunos contarão com dois laboratórios de refrigeração; dois laboratórios de informática; um laboratório de elétrica e bombeiro hidráulico; um laboratório de solda; cinco salas de aula; biblioteca; auditório multimídia; além de salas de uso geral de apoio pedagógico e operacional.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr.Serginho, lembrou que a abertura da unidade era uma demanda antiga da região da Zona Oeste.

– A Faetec tem a missão de qualificar a mão-de-obra para oferecer profissionais capacitados para diversas áreas. Só nesta unidade na Vila Kennedy são cerca de 10 cursos que vão desde a área de logística até a programação de dispositivos móveis – falou o secretário.

A Faetec Vila Kennedy está localizada na rua João Barcelos Martins S/Nº.