Vereador Zico cumpre promessa em Santíssimo

Com a presença do vereador Zico, a prefeitura do Rio inaugurou, na manhã desta quinta-feira (24/08), a Clínica da Família Maria José Papera de Azevedo, em Santíssimo, na Zona Oeste. A nova unidade tem capacidade de realizar cerca de 1.150 consultas médicas por mês e vai beneficiar uma população de 17 mil pessoas. A obra custou cerca de R$ 5,2 milhões.

– É aqui que a pessoa vai ver que aquela dor no abdômen é um problema na vesícula, porque nós temos aparelhos para fazer esse diagnóstico. Tivemos que fazer um sacrifício que foi reduzir os recursos do carnaval para continuar obras como essa. É a segunda Clínica da Familia que estamos abrindo, enquanto o estado está fechando suas unidades. É com esforço e sacrifício que vamos fazer o melhor pelo povo – afirmou o prefeito Marcelo Crivella.

A nova unidade tem seis consultórios, salas de curativos, de imunização, de saúde bucal, de esterilização, farmácia e almoxarifado, acolhimento mãe-bebê, sala de hipertensão e diabetes e sala de raios-x e ultrassonografia, entre outros serviços. O secretário Municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos, contou que a unidade de saúde vai beneficiar 12 comunidades da região:

– Esta é mais uma reivindicação da população que conseguimos atender, outras estão em curso, dessa forma vamos consolidando a relação poder público-comunidade, essencial para conseguirmos atingir nossos objetivos, destacou Zico.

Estão incluídos na carteira de serviços da clínica consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, pré-natal; realização do teste do pezinho; imunização; curativos; planejamento familiar; vigilância em saúde e saúde bucal.

A dona de casa Gilzimeria Batista, de 59 anos, elogiou a nova unidade. Segundo ela, o Centro Municipal de Saúde Manoel de Abreu, onde costuma se consultar, tem ficado sobrecarregado de pacientes.

– Achei ótima essa inauguração. Aqui é bem mais perto da minha casa, fica mais fácil para trazer meu marido e minha mãe nas consultas – contou.

Com a Clínica da Família Maria José Papera de Azevedo, a região de 705 mil habitantes conta com 84% de cobertura de saúde da família, oferecida em 17 clínicas, 16 centros municipais de saúde, uma policlínica e um centro municipal de reabilitação. A Zona Oeste tem ainda o Hospital Municipal Rocha Faria, com maternidade, e três centros de atenção psicossocial, um deles voltado a pacientes infanto-juvenis.

 

Postado em _Slider, Noticias