Vereador Marcelino D’Almeida cria o Vale Táxi Gestante

O vereador Marcelino D’almeida  propôs a Câmara do Rio a criação do “Vale táxi gestante” no Município do Rio de Janeiro, destinado ao transporte da gestante na ida e volta, na hora do parto, à maternidade. O beneficio é extensivo a gestante que fez o acompanhamento da gravidez em unidade de saúde pública da Prefeitura, e é para garantir o transporte de ida e volta da grávida, na hora do parto, até o hospital ou maternidade pública.

Segundo o vereador, a presente proposição tem como finalidade assegurar às gestantes, de baixa renda, transporte gratuito mais confortável e seguro, de ida e volta na hora do parto, até o hospital ou maternidade, para as que fizeram acompanhamento da gravidez nas unidades de saúde pública do Município.

“Oportuno se torna lembrar que a iniciativa se soma ao projeto “Rede Cegonha” lançado pelo Governo Federal em março de 2011, pois, o momento do parto é de extrema importância tanto para a mãe quanto para o bebê.

Portanto, com tal benefício, fica assegurada à mãe, nas horas que antecedem o parto, a possibilidade de um deslocamento seguro de sua casa ao hospital ou maternidade pública.
Da mesma forma, minimiza a possibilidade de acidentes que podem vir a comprometer a saúde do bebê ou da mãe, uma vez que, para as gestantes não possuidoras de veículo particular e desprovidas de recursos para contração de um táxi, resta à utilização do transporte público ou a espera por uma ambulância, o que pode ser demorado em função das demandas de rotina da cidade.
Desta forma, a presente proposição visa ampliar a rede de acolhimento ao parto humanizado, dando à mulher gestante carente, que é aquela que mais necessita de amparo, dignidade e conforto”, justificou Marcelino D’almeida.

 

Postado em _Destaque, Projetos