UPA de Senador Camará recebe painéis de arte urbana

arte na saude

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a receber intervenção artística em suas paredes brancas foi a UPA Senador Camará, na Zona Oeste. Desde sexta-feira (20-05) a unidade está com novos painéis coloridos, traços alegres e mensagens positivas produzidas por quatro artistas urbanos com o objetivo de tornar esses ambientes mais agradáveis tanto para quem espera por um atendimento de emergência, quanto para quem trabalha neles.

– Inserir arte no ambiente hospitalar é uma tendência mundial. Ninguém vai feliz para uma unidade de saúde, então pesquisamos maneiras de tornar esses espaços mais agradáveis. Acabamos encontrando estudos, inclusive, que mostraram pacientes acamados tendo alta mais rapidamente quando tinham obras de arte ao alcance da vista. Como não poderíamos grafitar as paredes da unidade, optamos por essa técnica para levar arte urbana às UPAs, sem deixar de preservar a saúde e a segurança dos pacientes – explicou o presidente da RioSaúde, Ronald Munk.

São 19 peças distribuídas por setores como recepção, sala de espera pela consulta médica, espera do Raio-X e sala de medicação. Elas foram feitas a partir de telas produzidas por grafiteiros renomados na cena artística carioca – Airá O Crespo, Meton, Se 7 e Toz a convite do GaleRio, plataforma oficial de arte urbana da Prefeitura do Rio, em parceria com a RioSaúde.

 

 

Postado em _Destaque, Saúde