Universidade Comunitária da Zona Oeste presta conta

O ano de 2015 começou com muitas novidades e atividades programadas para a rede da Universidade Comunitária da Zona Oeste. No mês de março, entre os dias 17 e 19, foi realizado o Encontro de Orientação e Formação de Parceiros 2015, atividade oferecida às organizações apoiadas, intitulada A Universidade Comunitária da Zona Oeste do Rio de Janeiro: direitos, dinamização de redes e comunicação. No contexto do encontro, foi realizada uma mesa de diálogo aberta para todas as organizações parcerias e da rede da Universidade Comunitária abordando o tema O papel das organizações comunitárias e os desafios para a construção de uma agenda de direitos para a Zona Oeste. A mesa esteve integrada por Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo Social Elas; Atila Roque, Diretor Executivo de Anistia Internacional; Luiz Vaz, Coordenador da Casa da Rua do Amor, e Larissa Santiago e Gabi Porfirio, colaboradoras do projeto Blogueiras Negras.  A atividade contou com a participação de 80 pessoas do público.

 O mês de maio foi dedicado aos parceiros da Universidade Comunitária da ZO. Com a finalidade de fortalecer e ampliar a rede de parcerias, foi realizada uma reunião contando com a presença de diversas instituições do poder público, da iniciativa privada e de organizações da sociedade civil. Na reunião foram abordadas questões vinculadas às formas de contribuir com a consolidação da rede da Universidade Comunitária, a na necessidade de contar com uma agenda comum para a Zona Oeste e de planejar ações conjuntas.

Neste mês de junho, iniciamos a divulgação de diversas atividades programadas para o ano de 2015. A programação inclui não apenas atividades oferecidas pelo Instituto Rio, mas também pelas organizações da sociedade civil e parceiros que integram a rede da Universidade Comunitária da ZO.

 As atividades incluídas na programação englobam ações de intercâmbio e compartilhamento de saberes entre as organizações de base comunitária da Zona Oeste do Rio de Janeiro, e com organizações convidadas – como é o caso das fundações comunitárias mexicanas; exposição de fotos contando a história do território na visão de jovens da comunidade retratada; sarau de poesias; talk show sobre estresse psicofísico; palestras sobre esporte e bem-estar, sobre economia solidária, sobre segurança na Zona Oeste, negócios e sustentabilidade; seminários sobre a cultura da paz; celebrações do Dia da Mulher Negra; apresentações e compartilhamento das metodologias desenvolvidas e utilizadas nos projetos apoiados pelo Instituto Rio; oficina audiovisual para elaboração de vídeos institucionais; oficina de criação artística, e de web rádio; Festa da Primavera; e o Fórum de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Local da Zona Oeste.

A programação será divulgada mensalmente, contendo informações sobre datas, locais, horários, processo de inscrição, número de vagas, entre outras. É importante salientar que a programação não será de caráter fixo, mas flexível, portanto  diversas outras atividades poderão ser incluídas ao longo do ano.

 Para que todos possam acompanhar esta programação de forma dinâmica, a Agenda Comunitária, contida no blog da Universidade Comunitária da Zona Oeste (http://universidadecomunitariazo.com.br/) será atualizada constantemente com as informações específicas de cada uma.

 Para acompanhar as notícias do Instituto Rio e da Universidade Comunitária da Zona Oeste, acessem nossos canais de informação e comunicação:

 Site: www.institutorio.org.br

 Facebook: https://www.facebook.com/institutoriorj?fref=ts CURTA A NOSSA PÁGINA!

 Grupo Rede Instituto Rio: https://www.facebook.com/groups/institutorio/

 Blog e Agenda Comunitária da Universidade Comunitária da Zona Oeste:http://www.universidadecomunitariazo.com.br

 Canal You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCXDr9lbjZdDAaNrgDbmZJBg

 Twitter: https://twitter.com/InstiRio

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

Postado em Comunidade