Um pouco da história de Bangu

 

Bangu é um lugar interessante. O local, segundo consta, data do século 17, quando aqui existiam as grandes fazendas, com produção de cana-de-açúcar e seus Engenhos, que nos históricos, registra que o nome Bangu, pode ter vindo do Engenho de Banguê ou, em razão de localizado em um vale, do africano Bangu, lugar escuro.
O bairro de se desenvolveu após a instalação da Fábrica Bangu, que tem como fundadores dois portugueses, que aqui instalaram a Cia, por ter a região grandes mananciais de água, Maciço da Pedra Branca e Maciço do Mendanha, uma vez que, originalmente a indústria seria construída na Tijuca.
O projeto de construção da fábrica era inglês, motivo pelo qual vários vieram para nosso bairro, para a instalação da fábrica de tecidos, além de vários imigrantes, cuja origem foi Paracambi-RJ, pois lá já existia um complexo têxtil.
Como sabemos a religião predominante na época era a católica e ainda mais, pela chegada dos imigrantes de várias nacionalidades, que eram adeptos do catolicismo.
Recentemente Rogerio Melo, postou uma foto da Igreja de São Sebastião e Santa Cecília, que foi construída pela Fábrica Bangu, por volta de 1908, e que teve como primeiro pároco, o Cônego Vitor.
Ressalto que a Igreja localizada na Praça da Fé, tem grande importância na história de Bangu, onde por muitos anos o Monsenhor Santa Rosa, permaneceu e, muitos, como eu, por ele foram batizados.
Construção típica da arquitetura britânica, ressaltando os tijolos em sua cor natural.
|Ocorre que, em 1901, ou seja no início do século 20, foi fundado em Bangu, o CENTRO ESPÍRITA LUZ E AMOR, localizado na Rua Silva Cardoso, que tem como fundadores, dois operários da Fábrica Bangu, contando hoje com 113 anos, e que teve como um de seus dirigentes, o Sr. Vicente Moretti, entusiasta do espiritismo em Bangu, acompanhado por Waldemar do Nascimento, Paschoal Granado, Jacinto Alcides e outros
A codificação do espiritismo, por Alan Kardec, data de 1857, sendo assim, a Religião Espírita , chegou no nosso bairro, somente 44 anos depois do seu surgimento e antes do catolicismo, cuja Paróquia aqui foi instalada em 1908, 7 anos após a fundação do Luz e Amor.
A postagem tem como objetivo, não criar polêmica, mas sim tentar mostrar que nosso Bairro tem pioneirismos e da sua importância na história do Rio de Janeiro, em todos os setores.

 

Escrita por Delson Manfrenati

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

Postado em Cartas