UEZO promove o II Encontro de Celíacos

Uma doença autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças e que, se não tratada, pode acarretar problemas na tiróide, no fígado, na pele e até câncer. A doença celíaca é o foco do projeto que a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) está desenvolvendo para a comunidade da região.

A UEZO promoverá, em parceria com a Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), no dia 14 de fevereiro, às 14 horas, no Auditório Daniel, o II Encontro de Celíacos, com o tema “Alergias Alimentares no Ambiente Escolar” e a participação de Flávia Ribeiro, mãe de celíaco e dona de buffet, que orientará a oficina de culinária e haverá ainda as palestras, do professor da UEZO, Glaucio Diré, que falará sobre os conhecimentos básicos de imunologia voltados para as reações de hipersensibilidade em relação aos pacientes celíacos e, da. vice-presidente da Acelbra, Ester Benatti.

O evento oferece palestra e oficina culinária para que o público conheça mais esta doença, que aflige cerca de dois milhões de brasileiros e é desencadeada pela ingestão de uma proteína chamada glúten, presente em alimentos como trigo, aveia, cevada e centeio, a doença celíaca apresenta diferentes sintomas, como vômitos, diarreia, fadiga e emagrecimento.

“Com sintomas tão simples, muitos celíacos desconhecem que tem a doença”, destaca a nutricionista e professora dos cursos de Farmácia e Tecnologia em Produção de Fármacos da UEZO, Sabrina Dias (foto). Responsável pelo projeto, que conta com uma cozinha equipada para orientar os participantes no preparo de alimentos sem glúten, a professora Sabrina ressalta que, de acordo com dados da Acelbra, mais de 1 milhão de portadores da doença ainda não foram diagnosticados.

– “Em alguns casos, mesmo quem já foi diagnosticado tem dificuldades para cuidar da doença. A única forma de tratar a patologia é seguir uma dieta rigorosa, sem glúten. Uma tarefa difícil para os celíacos que não possuem um acompanhamento nutricional”, afirma a nutricionista.

Os encontros, que acontecem a cada dois meses, são gratuitos e voltados principalmente para os pacientes, seus responsáveis e profissionais da Educação.

Inscrições e informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone

 (21) 2333-6990.

A UEZO é uma instituição do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, localizada na avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203, em Campo Grande, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. 

 

 

 

Ilza Araujo

Assessoria de Comunicação

Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)

(21) 2332-7530 ramal 138 / 98485-1321

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

Postado em Ciência & Tecnologia