Uezo completa 15 anos

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), única universidade pública da Zona Oeste, localizada em Campo Grande, completou 15 anos este ano. A unidade do governo estadual, instalada no Instituto de Educação Sarah Kubitschek (IESK), e que conta com quase 2 mil alunos, foi criada com o objetivo de atender a demanda de estudantes da Zona Oeste e adjacências na cidade do Rio de Janeiro para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região, principalmente nas indústrias siderúrgica, farmacêutica, metalúrgica e naval. A Zona Oeste possui dois polos industriais (Campo Grande e Santa Cruz).

– Nestes 15 anos trabalhamos a serviço da construção de conhecimento e o reconhecimento pela atuação institucional, assim como também pelas relevantes pesquisas e projetos de extensão. Nossa instituição cumpre um papel importante na região- ressaltou a reitora da Uezo, Maria Cristina de Assis.

A instituição oferece cursos de Graduação nas áreas de Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Produção, Farmácia, Ciências Biológicas modalidades Biotecnologia e Produção, entre outros cursos. Além disso, oferece pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais, Ciência e Tecnologia Ambiental, além de Mestrado e Doutorado em Biomedicina Translacional, realizado em parceria com o INMETRO e a UNIGRANRIO.

A contribuição cientifica da Universidade tem sido significativa. Entre as pesquisas da instituição estão as com foco em produtos sustentáveis como do tijolo ecológico. O estudo realizado por um aluno da instituição rendeu a solicitação de uma patente em 2019. À base de resíduo de rocha ornamental (calcário) e resina polimérica (poliéster), produzido à temperatura ambiente, a peça pode ser produzida com resíduos de pedras ornamentais, o que diminui o custo de produção. O tijolo ecológico é mais resistente à água e ao fogo do que o tijolo convencional.

Julia Brito