Senador Camará recebe a 28ª unidade de saúde mental do município

Os moradores de Senador Camará ganharam, nesta quarta-feira (14/09), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Neusa Santos Souza, que irá oferecer atendimento psicossocial para pacientes com transtornos mentais graves. A unidade é a 28ª do município, integra a rede de saúde mental e será referência para os moradores da região de Bangu e adjacências.

Localizado na Rua Baalbek, 75, no Bairro Jabour,  o CAPS oferece atendimentos individuais ou em grupo, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e atendimento familiar, além de atividades comunitárias voltadas para a integração do paciente com a comunidade onde mora.

A unidade atenderá a uma parte da Área de Planejamento (AP) 5.1, na Zona Oeste da cidade, abrangendo os bairros de Bangu, Sulacap, Realengo, Senador Camará, Padre Miguel e Magalhães Bastos. Outros dois CAPS funcionam na região: Lima Barreto, em Bangu; e Pequeno Hans, em Sulacap, especializado no atendimento a crianças e adolescentes.

O CAPS Neusa Santos Souza conta uma equipe profissional formada por três médicos psiquiatras, dois enfermeiros diurnos e noturnos, três técnicos de enfermagem noturnos e diurnos, cinco psicólogos, um farmacêutico, um musicoterapeuta, um assistente social, um educador físico e um nutricionista. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, atendendo a pacientes por demanda espontânea, encaminhados pelas unidades básicas de saúde ou vindos de internações hospitalares.

O nome do espaço é uma homenagem à psicanalista e escritora baiana que lutou contra a desigualdade racial no país na década de 80, escrevendo textos, livros, artigos e crônicas em jornais e revistas sobre preconceito. Seu livro mais famoso é “Tornar-se negro”, publicado em 1982, no qual buscou mostrar a partir da psicanálise como a sociedade é desfavorável ao negro. Neusa Santos Souza teve uma presença marcante na formação de inúmeros psicanalistas do Rio de Janeiro e contribuiu muito com seus estudos sobre a clínica da psicose.

Com essa entrega, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio passa a contar com 28 centros de atenção psicossocial em todas as regiões da cidade, sendo cinco deles com atendimento 24h por dia. Seis unidades são classificados como CAPSad, voltadas ao atendimento para usuários de álcool e outras drogas, quatro deles com atendimento 24h. Outras sete unidades são especializadas no atendimento de crianças e adolescentes. Há ainda, no Município do Rio, outros três CAPS das redes estadual e federal.

 

 

Postado em Saúde