Secretário visita Campo Grande e acena com recursos do Fomento Olímpico

O secretário municipal de cultura Marcelo Calero e seu coordenador Renato Rangel participaram na noite de ontem (08.06) da reunião do Projeto Fala Cultura-Território Campo Grande na Lona Cultural Elza Osborne. Em pauta as reivindicações de artistas e produtores culturais.

O acesso aos editais de fomento à cultura e a atenção para os artistas em geral, bem como a melhoria das condições físicas dos equipamentos culturais, foram as principais demandas. Luiz Fernando Pinto do Instituto Eixo Rio, morador de Senador Camará, foi o moderador do evento que constou de perguntas e respostas. O secretário ouviu com atenção todas as reivindicações e respondeu a maioria delas, com destaque para a falta de recursos financeiros para projetos mais elaborados, e para o lançamento dos editais de Fomento Olímpico para o mês de agosto, que apóia a produção de eventos; De revitalização das lonas culturais de Realengo e Bangu e De Seleção de novos gestores para as lonas culturais. Indagado sobre a possibilidade de reservar espaços nas lonas culturais da região para a apresentação de artistas locais o secretário disse que seu pensamento é levar os artistas da região para se apresentarem em espaços nobres da cidade evitando uma cidade culturalmente partida. Entretanto, os espaços da cidade são muito disputados e não atendem à demanda o que transforma a boa intenção do secretário em aventura.

O uso da Fazenda dos Viegas em Senador Camará e da área de aproximadamente 140 mil m2 em Realengo pertencente à União foi defendido pelos respectivos representantes. A primeira que mede aproximadamente 150 mil m2 e está abandonada e depredada, vai receber um projeto pequeno que não representa a utilização de 1% da área, portanto a área continuará abandonada. A segunda está sendo discutida a posse e destino, porém, está sendo ocupada por terceiros. Outra questão pontual foi o pedido de inclusão da Festa do Caqui no calendário de eventos da secretaria.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

 

Postado em Cultura