Seconserva tenta explicar as UFAs – Unidades de Fornecimento de Alívio

Banheiros químicos que não garantam a privacidade dos usuários estão proibidos no Município. É o que estabelece a Lei nº 5.700/2014, de autoria do vereador Dr. Jorge Manaia (PSD). “A lei tem o objetivo de permitir às pessoas o uso dos banheiros nas ruas de maneira segura e adequada”, diz o autor. Em caso de descumprimento, o responsável ficará sujeito ao pagamento de multa a ser aplicada pelos órgãos competentes do Poder Executivo, com valores entre R$ 3 mil a R$ 30 mil por banheiro.

 

mikitorio_cidade

No calçadão de Campo Grande, ao ar livre, sem privacidade e sem obedecer critérios de higiene e saúde, a Secretaria Municipal de Conservação, segundo informou a 18ª Administração Regional, instalou um mikitório tipo cercadinho de aço, e parece ter achado que resolveu o problema de quem precisa usar um banheiro público em caso de emergência.

A geringonça foi criada inspirada no banheiro holandês que a prefeitura tentou implantar no carnaval passado e o decreto do vereador impediu.

Quem passa ao lado da geringonça se espanta com o mau cheiro que agora já não é privilégio só dos muros e paredes da cidade. Os operários do asfalto que atuam no local reclamam do mau cheiro e afirmam que quem joga água quando a situação se agrava são eles. Entretanto àqueles que tomam remédios e precisam urinar a qualquer momento, agradecem a instalação da geringonça que resolve seus problemas. “ Até uma mulher já usou”, exclamou um vendedor ambulante.

Segundo a Seconserva, a geringonça é chamada de Unidades de Fornecimento de Alívio – UFAse são utilizadas apenas para quem busca alívio para o xixi. Quanto à manutenção informou que começou a testar uma nova logística de limpeza que destina um gari para cada uma das 26 unidades espalhadas pela cidade, durante o horário comercial, quando o gari cuida exclusivamente da unidade, oferecendo assim condições ideais de utilização.

A opinião pública local diz que a Seconserva – Secretaria  Municipal de Conservação – e a Seop – Secretaria Municipal  de Ordem  Pública precisam se entender. “ Uma das duas está errada”, afirmou o cidadão Rubens .

A Assessoria de Imprensa do vereador Dr. Jorge Manaia se limitou a mostrar o banheiro holandês sem esclarecer  se a Seconserva está descumprindo a lei.

banheiro holandes

 

 

Postado em Meio Ambiente