Rogério Melo cria o “9 DE JUNHO”

O professor de Educação Física e escritor Rogério Melo desenvolveu um novo esporte de quadra denominado ” 9 de Junho”. Segundo ele o objetivo é oferecer alternativas àqueles que buscam novidades no meio esportivo ou ainda não encontraram seu jogo preferido, contribuindo com o desenvolvimento da cultura física através do esporte.

“Diante de um aluno em dificuldades com a prova, enquanto o aguardava, comecei a criar o jogo que denominei “9 de Junho”, data do dia. Tenho divulgado a nova modalidade junto a professores, alunos e no meio acadêmico e espero vê-la em prática” esclareceu Rogério Melo.

A dinâmica do esporte se dá com:

Quadra – O espaço utilizado neste jogo é o mesmo da quadra de Voleibol, com a rede no meio a uma altura de 1 metro do chão.

Bolas – São utilizadas duas bolas de borracha com o tamanho de uma bola de handebol.

Número de jogadores – Cada equipe é composta de três jogadores.

Equipe vencedora – A equipe será considerada vencedora se ganhar dois sets. Cada sete terá a duração de 15 pontos.

Desenvolvimento do jogo – Cada equipe deve se colocar em sua metade de quadra, cada grupo fica com a posse de uma bola. Ao sinal do árbitro o jogador de posse de bola deverá arremessá-la contra a sua zona de ataque (3m) de maneira que a bola quique no chão e vá para o outro lado da quadra, passando por cima da rede. Os jogadores da equipe contraria deverão executar o mesmo movimento com a sua bola simultaneamente. Os jogadores deverão apanhar a bola antes dela bater no chão de sua quadra. A bola não pode cair na zona de ataque da equipe contraria. O jogador de posse de bola não pode demorar com a bola nas mãos, assim que obter a posse de bola deverá arremessar contra a sua zona de ataque para que a mesma vá para a quadra contraria. É permitido ao jogador fazer um passe para o companheiro, desde que o passe seja para frente.
Durante o jogo não é necessário esperar a ordem do árbitro para jogar a bola, basta estar de posse delas para dar sequência ao jogo.

Pontuação – será considerado ponto se:
• A bola cair fora do espaço da quadra;
• A bola cair na zona de ataque da equipe adversária;
• O jogador não conseguir agarrar a bola e ela cair no cão;
• Jogador demorar muito tempo com a posse de bola;
• A equipe trocar mais de um passe;
• A bola bater na rede.


Postado em _Destaque, Esporte