Rede Globo e Eduardo Paes conversam em Campo Grande

Na manhã desta terça-feira (17/11), o Centro Esportivo Miécimo da Silva foi palco para a realização do Seminário “O Rio na Direção da Zona Oeste”, produzido pela Rede Globo de Televisão com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande.

A abertura do evento coube ao prefeito Eduardo Paes que pediu paz a Rede Globo, que segundo ele, cobra muito da sua administração. “O desenvolvimento da Zona Oeste passa por políticas públicas executadas em grande escala como são os projetos Clínica da Família, Bairro Maravilha, e a proposta de municipalização dos hospitais estaduais Albert Schweitzer (Realengo) e Rocha Faria (Campo Grande), entre outros projetos. Não vou trabalhar no varejo tratando de casos pontuais”, disse o prefeito, dando a entender que o resultado do seminário poderá ser o lançamento de um programa tipo RJ Baixada que mostra valas negras, pontes e praças quebradas, e cobra soluções imediatas.

André Dias diretor de projetos especiais da Rede Globo de Televisão, disse que desenvolveu o projeto a partir da percepção do potencial de desenvolvimento da Zona Oeste como ferramenta que sustentará o crescimento da cidade do Rio de Janeiro, e sonhou com o seminário.

A Cultura da Zona Oeste foi discutida com Renato Rangel e Junior Pierini, representantes da secretaria municipal de cultura e da iniciativa privada, respectivamente. A necessidade de capacitação e multiplicação dos agentes culturais, aliada a formação de renda que lhes proporcione independência financeira, e a participação ativa do governo como organismo de fomento ficou clara no debate.

O Mercado de Trabalho também foi discutido e se limitou a informar que o Sindirio planeja abrir uma subsede na região e que o setor de alimentação (bares e restaurantes) é o que mais cria oportunidades no mercado.

O tema Mobilidade Urbana contou com a participação do repórter global Edmilson Ávila e do coordenador de comunicação da ONG Casa Fluminense Vitor Mihessen. Além dos números apresentados datados de 2010, ficou clara a visão de que só um meio de transporte não resolverá o problema, mas um conjunto de modais e ações de cidadania.

Segurança foi o último tema a ser debatido e trouxe a visão acadêmica de Frank Davis, doutorando pesquisador da UERJ, que fez uma reflexão sobre o assunto é concluiu propondo o aumento do número de delegacias na região.

Público: O vereador Junior da Lucinha, a deputada Lucinha, o presidente da ACICG Guilherme Leite, o vereador Edson Zanata e o também vereador Rogério Roccal aparecem na primeira fila
Público: O administrador regional Alberto Barros, a deputada Lucinha, o presidente da ACICG Guilherme Leite, o vereador Edson Zanata e o também vereador Rogério Roccal aparecem na primeira fila

Aproximadamente 150 formadores de opiniões participaram do evento, com destaque para a deputada estadual Lucinha, os vereadores Dr. Gilberto, Edson Zanata, Junior da Lucinha, Rogério Rocal, e para o secretário de transportes Marcos Brás. “O sensacionalismo das mazelas locais não nos interessa, concordamos com a visão do prefeito e contamos com a atenção da Rede Globo para debatermos a região em alto nível e com responsabilidade politica e social”, disseram algumas lideranças presentes.

André Dias terminou o evento respondendo ao público que os debates terão seqüência e que a Rede Globo sustentará o debate.

 

 

Postado em Meio Ambiente Tagged