Quanto riso, oh! quanta alegria; Arlequim está chorando pelo amor da colombina… Cenas do carnaval da Zona Oeste em 2024

O resultado do Carnaval 2024 da Zona Oeste trouxe um misto de tristeza, alegria e resignação para os foliões, passistas e comunidades, desde os blocos de embalo às escolas de samba do Grupo Especial.

Letícia Guimarães, Musa da Mocidade, saiu ilesa da “confusão”

A primeira emoção machucou o coração da comunidade de Padre Miguel e adjacências a cada nota baixa dos jurados à Mocidade Independente de Padre Miguel. No final da apuração veio o alívio com a permanência no grupo especial.

O Santo Padre acabou com o cheirinho e comemorou o título

A segunda emoção encheu de alegria essa mesma  comunidade. Cravada no coração da Vila Vintém a Unidos de Padre Miguel levantou o título de campeã da Série Ouro e o acesso ao Grupo Especial que passa a contar com duas escolas de Padre Miguel. O Boi Vermelho desfila desde 1957 e foi campeã em 2005 pelo Grupo D e em 2006 pelo Grupo C. Nos últimos carnavais o título bateu na trave várias vezes e atingiu o ápice com o vice- campeonato em 2023. Nesse ano não teve jeito, pela primeira vez na história a escola chegou ao Grupo Especial comandada por Mestre Dinho na Bateria e Bruno Ribas na interpretação do samba que contou a história do Padre Cícero e a fé do povo nordestino.

Nesse mesmo momento resignou-se o povão de Bangu e seu entorno com a décima colocação e a permanência na série ouro da Unidos de Bangu.

O advogado Sidney Barroso e o cantor, ator e compositor Weber Werneck, baluartes do samba campograndense, mostram um pouco da beleza que a escola levou para a avenida e não transformou em resultado

Na sequência, chorou o povão de Campo Grande ao ver o GRES Sereno de Campo Grande ficar na última colocação e voltar a desfilar na Série Prata, na Intendente Magalhães, em 2025.
A apuração nos dias seguintes continuou a  provocar tensões e alívios:

Na Série Prata a Acadêmicos de Santa Cruz chegou em nono lugar e vai amargar mais um ano no carnaval da Intendente Magalhães que ganha qualidade a cada ano e torna cada vez mais difícil o retorno de quem chega lá.
Com o enredo As Bruxas Estão Soltas o carnavalesco Cid Carvalho entregou ao casal de Mestre Sala e Porta Bandeira Diego Falcão e Jaqueline Gomes; aos Intérpretes Rubinho e Luizinho Andanças e ao Mestre de bateria Riquinho, a senha do acesso, entretanto, apesar do belo desfile com belas alegorias, alas animadas e bem fantasiadas, que fizeram o público cantar, a disputa foi difícil e mostrou a qualidade do samba carioca.

A concentra Imperial, também de Santa Cruz  ,fez seu povo sofrer e por pouco não foi rebaixada e voltou pra série Bronze. Chegou em décimo terceiro  lugar.
A escola fez um desfile digno, simples, objetivo,  correto. Quase mil componentes passaram em 17 minutos de desfile,  tempo quase 50% menor que o das concorrentes. Muita técnica e empolgação, apesar das 6hs da manhã, só serviu para garantir a permanência na Série Prata. O Mestre de bateria Vinícius Ramos, a Rainha da bateria Tânia Drum e o Rei da bateria Valen Colnen foram os destaques do desfile.

Na Série Bronze, a Unidos de Cosmos desfilou na Intendente Magalhães e encheu de esperança sua torcida que viu o acesso de perto mas acabou na terceira colocação. A Bangay de Bangu provocou o mesmo sentimento na comunidade e ficou na quarta colocação. A  Acadêmicos do Jardim Bangu, nona colocada, deu um susto na comunidade ao flertar com o rebaixamento durante quase toda a apuração, contudo se livrou.

A alegria voltou com a apuração do Grupo de avaliação onde a Unidos de Vila Kennedy, desfilando na Intendente, foi campeã e está na série bronze. O presidente Alessandro Gomes comemorou e prometeu não parar mais de subir. ” A comunidade abraçou e saímos do buraco para nunca mais voltar” , disse.
O mesmo não pode dizer a Delírio da Zona  Oeste que ficou em nono lugar, nem a União do Vilar Carioca décima segunda colocada.

No desfile dos Blocos de enredo o GRBC  Mocidade Unida de Manguariba, sub bairro de Paciência, foi o sexto colocado na Avenida República do Chile,  no centro da cidade, dia 10,  pelo grupo 2.

Nos desfiles dos Blocos de Embalo, foi só alegria. Pedra de Guaratiba com as Piranhas do Jeffinho; Campo Grande com Tô nem Aí; Padre Miguel com o Bloco do Tamanco; Bangu com Banguçando o Coreto; Santíssimo com Mocidade de Santíssimo e Realengo com H Romeu Pinto, entre outros, atraíram foliões tradicionais e garantiram a folia na ruas.

Postado em _Slider, Carnaval