Quadra poliesportiva foi revitalizada em Padre Miguel

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude inaugurou a nova quadra poliesportiva da comunidade Caixa D’água, na localidade conhecida como 77, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. A iniciativa faz parte da contrapartida social dos Jogos Cariocas de Verão 2017, competição viabilizada por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte. A revitalização contemplou a instalação de uma cobertura metálica e alambrados de proteção, além do fornecimento de iluminação.

 

– Mais do que a prática esportiva, é importante que as pessoas tenham locais de qualidade e com segurança para realizarem suas atividades físicas e de lazer. Por isso, temos a preocupação de revitalizar espaços nas comunidades que já são utilizados para esses fins, mas que, em virtude da ação do tempo, estavam sem condições de uso. Agora, ninguém tem desculpa para não praticar esporte.

O futebol do fim de semana já tem lugar garantido – comemorou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.

A partir de agora, a prática esportiva também poderá ser feita à noite – oito holofotes foram instalados na quadra, que também foi ampliada – a nova metragem é de 15×30. Novas marcações foram feitas no piso, o que possibilita o desenvolvimento de outras modalidades além do futebol, como vôlei e basquete.

Segundo a associação de moradores do 77, além desta comunidade, outras localidades da região serão beneficiadas com o novo espaço, como Barata e Murundu. A estimativa é que 300 pessoas frequentem a nova quadra poliesportiva. Com a inauguração deste novo espaço será possível ainda ampliar a oferta de atividades do projeto social, que é mantido pela própria associação.

– O ‘Realizando Sonho’ atende cerca de 40 crianças, de 7 a 15 anos, com aulas de futebol, jiu-jítsu, muay thai, taewondo e tênis. Com a quadra revitalizada, vamos colocar também aulas de zumba, ginástica para a terceira idade, além de oficinas de atividades circenses, como perna de pau e malabarismo. Vamos poder atender mais alunos e com mais conforto. Nosso objetivo é oferece oportunidades para essas crianças e jovens para que fiquem afastados do mau caminho e possam ter um futuro com mais dignidade – disse Eduardo Oliveira, de 41 anos, vice-presidente da associação de moradores, que mora há 25 na comunidade.

O legado dos Jogos Cariocas de Verão
Com o objetivo de incentivar atletas profissionais e de fim de semana a praticarem esportes, os Jogos Cariocas de Verão já são tradicionais no Rio de Janeiro desde 2016. Em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, as contrapartidas sociais funcionam como importantes legados para a população. Além da quadra poliesportiva em Padre Miguel, outro espaço esportivo semelhante a este será instalado, entre os meses de fevereiro e março, em Campo Grande, também na região da Zona Oeste da cidade.

Foi por meio também da união entre secretaria e Jogos Cariocas de Verão que foi possível, em 2016, a construção dos Skate Parks de Manguinhos e São João da Barra, no Norte fluminense, e ainda, a revitalização da pista emblemática de Campo Grande, o famoso ‘pistão’.

– Poder desenvolver e realizar, por meio da parceria entre a Rio de Negócios e Secretaria de Esporte Lazer e Juventude, projetos que fomentam e ampliam o acesso à prática esportiva é um prazer. De forma complementar, sempre fizemos questão de oferecer novos equipamentos esportivos, estimulando a convivência, o bem estar, o lazer e a saúde, além de oportunizar a inserção sócioesportiva de crianças, jovens, adultos e idosos – afirmou o diretor da Rio de Negócios, afirmou Diogo Castelão, empresa responsável pela organização de eventos esportivos, entre eles, os Jogos Cariocas de Verão.

Postado em _Slider, Amadores, Noticias