Procon apreende mais de 500 kg de alimentos em Bangu e Realengo

Fiscais do Procon Carioca realizaram, na última semana, operações em supermercados e restaurantes de Bangu e Realengo, na Zona Oeste da cidade, para averiguar a qualidade dos alimentos comercializados. Foram encontrados 537,2 kg de alimentos impróprios ao consumo. A situação mais crítica foi constatada no mercado Princesa das Carnes, na Avenida Ministro Ari Franco, 106, em Bangu, onde os fiscais encontraram moscas sobre algumas carnes.

– Continuaremos com as fiscalizações até que os comerciantes se adequem e prestem um serviço de qualidade ao cidadão. O que encontramos nas diligências é um crime contra as relações de consumo e saúde pública. Estamos vivendo um momento especial em nossa cidade e exigimos um tratamento de excelência – afirmou o presidente do Procon Carioca, Fábio Ferreira.

No Princesa das Carnes, os agentes também interditaram a gôndola de produtos congelados porque a temperatura estava acima da indicada pelos fabricantes. Foram descartados 310,9 kg de alimentos, sendo 27,2 de batata frita; 65 kg de hambúrguer; 8,5 kg de almôndega e quibe; 33,7 kg de nugget; 20,4 kg de petisco de frango; 18,5 kg de asa de peru; 5,5 kg de bucho bovino; 26 kg de linguiça; 2,7 kg de salsicha de frango; 30.5 kg de miúdo; 11,5 kg de patê; 37,8 kg de feijoada de fabricação própria; 11 kg de bife à role; 7,7 kg de peito de frango; 3 kg de queijo cremoso e 1,9 kg de frios. Além do armazenamento inapropriado, faltava higiene e não havia informações sobre o fabricante, preço e validade.

No supermercado Guanabara, na Avenida Ministro Ari Franco, 80, em Bangu, foram inutilizados 105 kg de alimentos: 46 kg de frango e 59 kg de filé, costela, paleta e lombo suíno. Os alimentos tinham embalagens violadas, estavam sem data de fabricação e prazo de validade, além do armazenamento inadequado.

Na filial da Estrada da Água Branca, número 2.380, em Realengo, havia 60,9 kg de alimentos fora dos padrões de consumo: 31,5 kg de hambúrguer, 22,9 kg de frango, 1,5 kg de moela, 1 kg de pão de hambúrguer e 4 kg de carne seca. Os produtos estavam com embalagens violadas e mantidos em temperatura acima do permitido.

Já no Restaurante Pilar Grill, no Shopping Bangu, foram inutilizados 60,4 kg de alimentos, entre os quais 30,2 kg de frango, 26,6 kg de coração de galinha e 3,6 kg de frios. No local, havia uma geladeira enferrujada, alimentos descongelados e condições precárias de higiene.

 

Os estabelecimentos foram notificados e poderão ser multados após o prazo para as justificativas. O valor das multas dependerá da gravidade da infração e da condição econômica da empresa.

 

Postado em _Destaque, Meio Ambiente