Prefeitura inicia obra de pavimentação e drenagem no Distrito Industrial de Santa Cruz

A prefeitura do Rio já está montando seu canteiro de obras para o início das obras no Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste. O local vai receber recuperação de pavimentação e drenagem para melhorar as condições viária. A secretaria de Infraestrutura vai atuar em 8,5 km de vias nas principais ruas do distrito. O investimento da Prefeitura do Rio será de cerca de R$ 12,5 milhões e as obras têm previsão de serem executadas durante um ano.

A região recebe caminhões de carga pesada diariamente e tem alto grau de comprometimento no asfalto. Para garantir maior durabilidade do asfalto será utilizado um agregado siderúrgico fornecido pela empresa Ternium instalada no distrito. O composto reduz o consumo de recursos naturais não renováveis, como aqueles provenientes da mineração de rochas, areia entre outros. As principais ruas que vão receber intervenções são: Avenida Átila Temporal, ruas Guarantã, Darci Pereira e um trecho da Avenida João XXIII.

– O polo recebe centenas de caminhões pesados todos os dias, essa obra é de suma importância para região de Santa Cruz e para a cidade do Rio como um todo – explicou o secretário de Infraestrutura, Jorge Arraes.

Estão previstas intervenções como a implantação de canaletas laterais para águas pluviais; recuperação da rede de micro drenagem, além do asfalto e as sinalizações horizontais das vias.

– As principais indústrias da cidade estão aqui nessa região. São mais de 18 mil funcionários, pessoas que circulam por aqui. Agora, finalmente, todo mundo que trabalha, trafega e mora aqui perto vai poder ter uma condição mínima de mobilidade, o que vai ajudar na competitividade das empresas e das indústrias instaladas aqui, melhorando e atraindo outras para essa região, além de facilitar a vida dos trabalhadores, que não terão mais risco para acessar suas empresas – informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

Atualmente, há 14 empresas instaladas no polo, que geram cerca de R$ 200 milhões/ano de impostos para a cidade. Entre as indústrias, estão Gerdau, Ternium, Furnas e Casa da Moeda.

– A realização dessas obras de infraestrutura é uma verdadeira vitória para as empresas instaladas no Distrito Industrial de Santa Cruz, que sofrem há anos com a má conservação das vias de acesso. E também para os 18 mil funcionários que passam diariamente por aqui. Com a recuperação dessas pistas, o distrito ganha capacidade de reter e atrair novos grandes investimentos para a cidade do Rio – afirmou a presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (Aedin), Fernanda Candeias.

 

 

Postado em _Slider, Obras