Prefeitura faz obras emergenciais em policlínicas Santa Cruz e Bangu para instalar tomógrafos

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou a construção de espaços específicos para a instalação emergencial de tomógrafos de última geração em duas unidades de saúde da Zona Oeste.

Os equipamentos diagnosticam com precisão se a pessoa está infectada com o novo coronavírus, permitindo, assim, que seja orientada a seguir os protocolos mais rígidos de isolamento social ou, conforme o caso, ser encaminhada para tratamento imediato.

Serão beneficiados os pacientes das policlínicas Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz, e Manoel Guilherme da Silveira Filho, em Bangu. As obras de adequação são necessárias para a blindagem dos ambientes que receberão os tomógrafos e à segurança dos usuários. As intervenções em cada policlínica estão sendo feitas em áreas externas dos terrenos.

Entre os serviços executados estão o revestimento das paredes com mantas de aço, instalações elétricas e de portas blindadas, sistemas de refrigeração e de iluminação, e tratamento do piso para sustentar os aparelhos. Iniciadas em 20/04, a previsão é que as obras estejam concluídas até o próximo fim de semana.

Os aparelhos têm 128 canais, o que significa que são de alta resolução, com imagens de grande definição e nitidez. Essa tecnologia de ponta é essencial para o trabalho dos médicos no diagnóstico de problemas pulmonares em decorrência da Covid-19.

Cada equipamento custou US$ 950 mil e vai realizar, em média, 1.200 exames por mês. Os novos tomógrafos vão ajudar a desafogar as altas demandas dos hospitais de emergência da zona Oeste.

 

Postado em _Slider, Saúde