Prefeitura apresentou instalações do Centro de Hipismo dos Jogos Rio 2016 em Deodoro

O prefeito Eduardo Paes apresentou nesta quinta-feira (6/08) as instalações do Centro de Hipismo, que recebeu até domingo (09/08) o primeiro evento-teste no Complexo Esportivo de Deodoro. O local foi palco de provas de adestramento, cross country e saltos do Concurso Completo Internacional. 

 

Com área de 1 milhão de metros quadrados, o Centro de Hipismo foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e passou por ajustes para atender aos requerimentos olímpicos. O local receberá as provas de hipismo olímpico (saltos, adestramento e concurso completo de equitação) e paralímpico.

 

 

– O Complexo Esportivo de Deodoro é uma prova de que as Olimpíadas não são voltadas apenas para a área que é considerada mais nobre da cidade. O legado do Parque Radical atenderá aos moradores das Zonas Norte e Oeste, que carecem de opções de lazer. Além disso, a entrega de mais um equipamento olímpico, faltando ainda um ano para os Jogos, é a prova de que as coisas estão caminhando bem – comemorou o prefeito.

 

Durante o evento-teste os atletas puderam conhecer duas áreas de competição – a arena de saltos e adestramento e o circuito de cross country –, além do picadeiro coberto (para treinos) e a pista de aquecimento. A pista de saltos terá 20 obstáculos decorados com imagens especiais. Um deles, com o formato dos Arcos da Lapa, faz uma homenagem ao Rio de Janeiro. Outros são decorados com imagens de animais da fauna brasileira, como tucanos.

 

Como o evento não recebeu público, as arquibancadas temporárias não forão montadas. Durante os Jogos, a arena de salto e adestramento terá 14.200 lugares, sendo 1.200 permanentes e 13.000 temporários. A pista do cross country poderá receber 21 mil espectadores (20 mil em pé e 1.000 em assentos temporários)

 

– Esse evento é de extrema importância para o teste da área de competição. As operações de logística, manutenção e credenciamento também foram testadas, com 80% do efetivo participando para garantir que tudo dê certo e sirva de treinamento para o que nos espera ano que vem. Ao final do evento o feedback dos atletas participantes também será fundamental – explicou o diretor de esportes do Comitê Rio 2016, Rodrigo Garcia.

 

Em julho de 2014, a Prefeitura do Rio iniciou as obras do Complexo Esportivo de Deodoro, que nos Jogos Rio 2016 abrigará competições de 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas. Como recebeu os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, o local já tinha 60% das áreas de competição permanentes construídas (Centro de Tiro, piscina do pentatlo moderno, Centro de Hipismo e Centro de Hóquei sobre a Grama). As demais instalações são Arena da Juventude, Circuito de Canoagem Slalom, Pista de BMX, Pista de Mountain Bike e Estádio de Deodoro. As intervenções são coordenadas pela prefeitura e realizadas com recursos do Governo Federal.

 

Após os Jogos, o Circuito de Canoagem Slalom e a Pista de BMX farão parte do Parque Radical, que será o grande legado do evento para a região. Com cerca de 500 mil metros quadrados, o parque será o segundo maior da cidade (atrás apenas do Parque do Flamengo). O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância desse equipamento para a população local:

 

 A revitalização dessa área da cidade é um dos destaques principais das Olimpíadas. Poderíamos ter decidido que as competições de hipismo fossem na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, mas queríamos desde o início oferecer algo além do que um espaço para os Jogos. O Complexo Esportivo de Deodoro vai mudar a vida de muitos jovens dessa região.

 

As instalações esportivas terão uso combinado como local de lazer para a população e centro de treinamento para atletas de alto rendimento, em uma região com poucas opções para a prática de atividades ao ar livre e grande concentração de população jovem. Além das instalações herdadas dos Jogos, o Parque Radical terá quadras poliesportivas, áreas de ginástica, trilhas, ciclovia e pista de skate. Em um dos setores do parque também está prevista a instalação de uma Nave do Conhecimento, uma Clínica da Família e equipamento para educação ambiental.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

 

Postado em Esporte