OS “LOUCOS” SOBRE DUAS RODAS DE BANGU

O Bangu durante a sua existência disputou várias modalidades esportivas, as que eu tive a oportunidade de presenciar e participar de algumas foram, Natação, Basquetebol, Voleibol, Futebol de Salão, Futebol, Dama, Xadrez, Atletismo, Ciclismo, Handebol, Polo Aquático e Motociclismo.

Lembro que nos anos de 1960, havia um circuito de Rua que era utilizado pelos amantes do motociclismo a largada era na Avenida Cônego Vasconcelos bem em frente à sede social do Bangu, depois os participantes de deslocavam até a Rua Francisco Real, pegavam um pequeno pedaço da Rua da Feira, subiam a Rua Bangu, dobravam a esquerda na Rua Rio da Prata descendo a Av. Cônego Vasconcelos.

Eu ainda muito pequeno achava que os participantes destas corridas eram loucos, pois, era um circuito de alta velocidade com alguns pontos de extremo perigo, um destes pontos eram bem em frente a Padaria do Largo, quando eles desciam a Av. Cônego Vasconcelos, e ao passar pela Igreja existia logo a frente uma curva em S que dava de frente para a Padaria, onde os organizadores colocavam fardos de Feno, que eles conseguiam emprestado no Quartel da cavalaria, essa era a única proteção neste ponto para eles não caíssem diretamente dentro da padaria.

Essas competições ocorriam aos domingos dia de missa e de movimentos nas ruas de Bangu, só esses fatos demostram o perigo que era participar destas competições.

Passado mais de 50 anos destas corridas quero prestar as minhas homenagens a esses “LOUCOS” Banguenses

Por: Rogério Melo

Postado em Ciclismo