Rogério Melo: O Samba de Breque surgiu em Bangu

Ao pesquisar sobre o samba de breque, encontrei o seu criador Moreira da Silva, Carioca da Tijuca, criado no Morro do Salgueiro, que durante a sua juventude foi empregado em fabricas de tecelagens, motorista de Taxi até 1926, quando conseguiu um emprego público estadual como chofer de ambulância, onde se aposentou
Era um cantor com jeito de malandro, pinta de malandro, linguajem de malandro, e que na verdade não era malandro.
É considerado o criador do samba-de-breque, Moreira da Silva iniciou sua carreira em 1931, com Ererê e Rei da Umbanda. Em 1992, foi tema do enredo da escola de samba Unidos de Manguinhos. Em 1995 gravou “Os 3 Malandros In Concert” com Dicró e Bezerra da Silva, aos 93 anos de idade.
Ao continuar a pesquisa sobre o samba de breque encontrei na Revista do Rádio de 1965, uma entrevista com Moreira da Silva em que ele diz que foi por acaso que essa nova forma de se cantar o samba surgiu, foi em um show em BANGU no ano de 1936, quando ele deu uma parada na música e disse uma frase e logo depois continuou a cantar, falou que o público o aplaudiu de pé, com isso ele viu que estava ali o seu petróleo e passou a cantar desta forma.

 

Postado em _Destaque, Colunistas